Após meses de prejuízo setor hoteleiro de Veranópolis começa a perceber retorno gradual do movimento

O dia do hoteleiro – 09 de novembro – é uma data especial, pois possui como objetivo valorizar os profissionais que trabalham nos hotéis. A palavra valorização, ademais, vai de encontro ao que merece este setor no ano de 2020, pois ele reinventou-se e passou por diversas dificuldades decorrentes da pandemia. Sendo uma das áreas mais afetadas, esteve praticamente sem clientes e retorno financeiro durante os meses de março à setembro.

O período mais crítico

Em Veranópolis, o cenário crítico foi constatado entre o mês 03 e 09. Proprietários de pousadas e hotéis do município reforçam como foram difíceis os seis meses sem lucro, pois, sem movimentação turística e com as viagens de negócios diminuídas, pouca era a demanda pela hospedagem.

– em fevereiro estávamos com 70% a 80% de ocupação, a partir de março, ficou praticamente zerada – afirma um dos proprietários entrevistados.

Em relação aos vínculos empregatícios, a maioria foi rompida. Por conta da pouca entrada de dinheiro em caixa ficou insustentável manter os funcionários. Negociação, diminuição de carga horária e medidas emergenciais do governo foram saídas utilizadas para manter alguns dos empregados.

Alguns hotéis, além disso, apostaram na reinvenção para se manter “vivos”. Um dos locais entrevistados, por exemplo, começou a ocupar seu espaço externo para fazer atividades diferentes e ao mesmo tempo seguras, buscando ocupar a localidade e seguir em pé.

Uma esperança de melhora

Nos últimos meses – setembro e outubro – uma melhora está sendo constatada por parte dos hotéis. Por mais que o retorno dos turistas esteja sendo gradual e lento, um aceno de volta está sendo observado e a esperança de dias melhores começou a ficar cada vez mais viva.

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Mesmo que a retomada não esteja ocorrendo de forma rápida como foi a interrupção das atividades, os hoteleiros apresentam-se otimistas.

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