Instabilidade e temporais voltam nos próximos dias

Segundo a Sigma Meteorologia, após uma terça-feira marcada por tempo seco e ensolarado em grande parte do Sul do país, com exceção de áreas do extremo sul do RS, leste de SC e do PR que tiveram maior nebulosidade, as chuvas retornam para algumas áreas destes três estados já no decorrer desta quarta-feira (7/10). A configuração de um cavado invertido em superfície (sistema alongado de baixa pressão atmosférica com orientação de noroeste para sudeste) sobre o Sul do Brasil e posteriormente, o avanço de uma nova frente fria, somado a advecção (transporte) de ar quente do norte do país, direcionado mais uma vez para essa região, além de pequenas perturbações no escoamento da média troposfera, devem contribuir para formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical e que devem provocar pancadas de chuva acompanhada de trovoadas com chance de temporais isolados em alguns pontos ao longo dos próximos dias. 

Rio Grande do Sul

A massa de ar frio e seco que atuou sobre o estado hoje, proporcionando um amanhecer com temperaturas mais baixas, sobretudo em áreas da Metade Sul e que também garantiu um tempo predominante ensolarado na grande maioria das regiões, já está se afastando do território gaúcho, em direção ao Oceano Atlântico. Nessa terça-feira (06), fez frio no amanhecer, com temperaturas entre 4°C e 5°C em municípios como Pinheiro Machado, Quaraí, Barra do Ribeiro e Dom Pedrito, no entanto, durante a tarde, em função do tempo mais seco e do ingresso de ar mais quente pelo noroeste, os termômetros já marcaram 32°C em Santa Rosa e 30°C em Santo Cristo, Santo Augusto e Palmeira das Missões, ambas no noroeste gaúcho. 

Nessa quarta-feira, pelos mesmos motivos citados no início do texto, a chuva retorna ao estado, mas o detalhe é que ela deve ser muito irregular e não deve afetar todas as regiões, ou seja, em muitos locais, sequer deve chover. Além disso, há divergências por parte dos modelos meteorológicos, quanto a posição das instabilidades durante o dia, bem como o período em que elas começariam a se formar. De toda modo, áreas do Sul gaúcho e principalmente da Costa Doce, poderiam ter pancadas de chuva acompanhada de trovoadas de maneira isolada no decorrer da próxima madrugada sem descartar temporais muito isolados. Apesar disso, mesmo áreas da Fronteira Oeste, Centro do estado e da Capital, também poderiam ter alguma instabilidade, especialmente a partir do final desse período. No decorrer do dia, sobretudo entre o final da manhã e a noite, a condição favorável para pancadas de chuva e temporais muito isolados, se estenderia para as demais regiões, incluindo pontos do norte e noroeste do estado.

Confira a previsão completa no site da Sigma Meteorologia.

Sair da versão mobile