A Vigilância Sanitária de Gramado suspendeu temporariamente as atividades e eventos esportivos municipais até o dia 9 de novembro para reduzir a ocorrência de casos de coronavírus. Segundo a Prefeitura de Gramado, estão proibidos jogos de carta, bochas, bilhar, futebol e outros esportes coletivos, além de atividades de escolas esportivas. O quadro epidemiológico deve ser reavaliado em novembro.
Na justificativa da decisão, a Vigilância Sanitária cita o agravamento da situação e o aumento exponencial do número de casos ativos de Covid-19 no município. Nas últimas cinco semanas, a média de novos casos tem sido superior a 100. Até a última quarta-feira, Gramado registrou 26 óbitos e 1.490 casos positivos, dos quais 95 estavam ativos e em isolamento domiciliar e 13 hospitalizados. Outros 1.356 estão curados.
O secretário de Esportes de Gramado, Jacó Schaumloeffel, destaca que não concorda com a decisão, mas que vai acatar a determinação. “Os ginásios estão seguindo os protocolos, assim como os restaurantes e hotéis. Discordamos, mas a Saúde tem dados técnicos e seus critérios para adotar as medidas. Tentamos reverter a decisão e não conseguimos. O esporte fica parado até novembro”, afirma Schaumloeffel.