Colégio Estadual São Luiz Gonzaga retornará às aulas presenciais no dia 28 de outubro
Na tarde da última quarta-feira, 14 de outubro, foi realizado o anúncio por parte do governo do RS, de que as aulas presenciais da rede estadual de ensino deve retornar a partir de hoje, dia 20 de outubro. Em Veranópolis, entretanto, o Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, retornará no dia 28 de outubro, por conta de uma decisão da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que possui autonomia para fazer a volta em uma data condizente com a realidade da região.
Assim sendo, uma série de regramentos foram divulgados pelo Colégio, com o objetivo de retomar as atividades de forma segura.
A primeira delimitação é que serão atendidos somente os alunos que os pais ou responsáveis assinaram o Termo de Responsabilidade optando pelo retorno às aulas presenciais. O horário de aulas será, todos os dias da semana, das 8h45min às 11h45min, pela manhã, considerando o transporte escolar realizado pelo município e à noite das 19h às 21h.
Não haverá aula de Educação Física presencialmente, ela seguirá no ensino remoto. Disciplinas do contra turno continuam na plataforma. Ensino Fundamental e EJA ainda não possuem previsão de volta. Alunos que são do turno da manhã e estão trabalhando devem continuar no ensino remoto.
Os protocolos de segurança e regras básicas a serem observadas e seguidas são:
- Os bebedouros estarão lacrados, os alunos devem trazer a água de casa, lembrando-se de não compartilhar garrafas e higienizá-las muito bem, todos os dias;
- Não será obrigatório o uso de uniforme;
- Não compartilhar roupas, bonés e materiais (cada aluno deve estar organizado com seus pertences);
- Higienizar as mãos constantemente, principalmente antes de mexer na máscara para beber água ou lanchar;
- Pais e responsáveis devem também estar atentos para os protocolos sanitários no retorno dos alunos para casa. Após a aula, é fundamental para a segurança de todos: lavar roupas, máscaras, calçados, higienizar mochilas e materiais. Também façam recomendações rigorosas para a utilização do transporte e contato com colegas.
- Uso de máscara em todo o período na escola;
- Não será servida a merenda escolar. Os alunos devem trazer lanches individuais, não sendo permitido compartilhar.
O atendimento ao público permanecerá acontecendo sob agendamento e sem entrada na escola. Para acesso ao transporte escolar é necessário que os alunos entrem em contato com a Denise, na SMED, pelo telefone 3441-5786, para efetivação dos transportes. Apenas moradores do interior terão acesso ao transporte, os alunos moradores de bairros não terão.