Vila Flores não retornará com aulas presenciais em setembro, mas a volta até o final do ano não é descartada

Em Vila Flores, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) lançou uma pesquisa com o objetivo de conhecer as intenções da comunidade escolar acerca da continuidade do ano letivo de 2020, em função da pandemia do novo Coronavírus. Nas escolas municipais foi disponibilizado, via formulário no Google Docs, o questionário para 413 pais ou responsáveis de alunos matriculados na EMEI Nostri Bambini e EMEF Doze de Maio. A abstenção foi de somente 10,2%, ou seja, foram recebidas 371 respostas.

Questionados sobre um possível retorno às aulas presenciais, diante do cenário atual da Covid-19, atendendo a todas as normas e recomendações estabelecidas nos Decretos e Portarias Estaduais, 94,6% dos pais ou responsáveis não se sentem seguros em enviar o filho à escola neste momento.

A forma como estão sendo conduzidas as atividades pedagógicas, desde o dia 19 de março do corrente ano, também esteve entre as questões. Neste contexto, 97% dos pais ou responsáveis manteriam as atividades via Plataforma, aulas gravadas, grupos de WhatsApp e atividades impressas, até o final do ano letivo.

A partir dessa observação e do diálogo com o comitê de crise do município, a secretaria de educação optou pelo não retorno no mês de setembro, por não considerá-lo seguro.

Em relação a uma possível volta até o final do ano, esse cenário não é descartado. Ainda há muita incerteza em relação a quando o ano letivo se encerrará e como a pandemia continuará se comportando no município. Assim sendo, o poder público municipal seguirá observando os indicadores, a situação dos alunos e ouvindo a comunidade, com o fito de poder ir observando, mês a mês a oportunidade de retornar ou não. A Secretária de Educação, Rafaela Peruzzo reforça que a retomada apenas acontecerá no momento que houver condições e segurança para isso.

Sair da versão mobile