Mesmo com definição de ensino remoto até o final do ano, escolas de Veranópolis estão realizando algumas atividades presenciais

Desde o último dia 08, a volta às aulas presenciais foi autorizada pelo Governo Estadual. O retorno obedece um calendário específico, que planeja uma volta escalonada, que terminará em novembro. Além disso, a organização garante a autonomia dos municípios e das famílias de decidir retomar ou não e fatores como a classificação das bandeiras das regiões interferem diretamente na abertura das escolas.

Veranópolis, por sua vez, tanto nas instituições públicas como privadas, optou por permanecer com o ensino remoto até o final do ano. Mesmo que as aulas presenciais não retornem, no mínimo, até 2021, algumas atividades nos educandários, isoladas, estão ocorrendo. Essa situação não se constitui como uma volta presencial completa, visto que, são alguns trabalhos realizados buscando potencializar a aprendizagem e não são feitos de forma sistemática, além disso, são individualizados ou em pequenos grupos.

A AVAEC Unidades Educacionais, instituição privada do município, afirma estar organizando pequenos movimentos. As atividades presenciais são sempre com um número de quatro a cinco alunos, podendo aumentar dependendo da idade dos discentes. O calendário proposto pelo Governo está sendo obedecido, ou seja, até o momento alguns grupos de crianças já visitaram a escola e na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, conforme liberação, alunos dos 3º anos participarão de algumas atividades. A higienização é feita, de forma massiva, na entrada e saída dos jovens.

Situação muito semelhante é observada no Colégio Regina Coeli, outra instituição particular da cidade, em que alguns trabalhos específicos serão retomados na próxima segunda-feira, dia 21, com alunos do ensino fundamental I. O objetivo das atividades, que serão feitas em grupos de no máximo cinco crianças, é dar o suporte para os discentes que precisam do auxílio do professor, para desenvolver as tarefas. A higienização e os cuidados de prevenção serão tomados, afirma o Colégio.

Leia também:  Studio TV | Lançamento da Campanha de Natal Aciv 2020

A Secretaria de Educação afirma, também, que nas escolas municipais públicas, movimentações semelhantes a das particulares já estão sendo feitas há um mês. O laboratório de aprendizagem Nutra, bem como os educandários, estão recebendo alunos, individualmente ou em pequenos grupos, para tirar dúvidas, auxiliar em dificuldades pontuais e, também, dar o acesso a computador e internet para os jovens que não possuem essa disponibilidade. A creche e o ensino fundamental estão participando das atividades.

A Secretária de Educação de Veranópolis, Izabel Cristina Durli Menin, em contato com a reportagem da Studio, afirma que todas essas atividades estão de acordo com os protocolos municipais e que são importantes para o aprendizado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo