Dia do Coração reforça importância de hábitos saudáveis e rotina de exames

As doenças cardiovasculares, afecções do coração e circulação são a principal causa de morte no Brasil. Esses males matam duas vezes mais do que todos os tipos de câncer e 2,3 vezes mais do que acidentes e situações de violência, representando ainda o triplo dos falecimentos por doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções — incluindo a AIDS.  Ao todo, 1,1 mil vidas são perdidas por dia, o que representa uma morte a cada minuto e meio. Estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que quase 400 mil pessoas devem morrer por doenças cardíacas e circulatórias até o fim deste ano.

Para conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde desse órgão vital, o Dia Internacional do Coração é celebrado nesta terça-feira (29). A data reforça que muitas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com prevenção e tratamento adequado de fatores de risco e das doenças cardiovasculares.

No entanto, a pandemia fez com que muitas pessoas que apresentam problemas ou são pacientes cardiológicos adiassem consultas e exames de rotina. Por ser considerado grupo de risco da Covid-19, esses pacientes não devem descuidar do tratamento nem deixar de buscar atendimento médico em caso de mudança dos sintomas ou alteração dos níveis de pressão. “É muito importante uma avaliação desde o início para que o problema seja resolvido”, explica a Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Carisi Polanczyk. Ela ressalta que, na instituição, há fluxos distintos de acordo com tipo de paciente e gravidade, para assegurar um atendimento pronto, ágil e seguro. “O melhor lugar para o paciente é onde ele vai ter o cuidado necessário.”

Cuidados para manter o tratamento

Leia também:  Teste com lançamento de foguete em Alcântara pode começar este ano

A médica observa que não é momento para relaxar nos cuidados. Além de medidas como o distanciamento seguro e o uso de máscara e álcool em gel, deve-se procurar atendimento se houver necessidade. O objetivo é que as pessoas com problemas cardíacos possam retomar a rotina sem restrições, à medida em que ocorre a abertura das atividades.

Além da consulta presencial, muitos especialistas oferecem visitas de vídeo e chamadas telefônicas – que podem ser alternativas para a manutenção de tratamentos. A comunicação com o médico, assinala Carisi, deve ser prioridade no topo da lista dos pacientes. “Se não for possível a consulta presencial ou se paciente sente-se inseguro e desconfortável no atendimento à distância, hospitais e clínicas adotam protocolos rigorosos para evitar contaminação”, explica, reforçando a necessidade da realização dos exames periódicos. “Qualquer situação de mudança dos sintomas, alteração dos níveis de pressão ou descontrole clínico devem ser priorizados e os exames, adiantados.”

Outro ponto destacado é que não há motivo para suspender ou trocar medicamentos. Embora algumas informações relacionassem medicamentos anti-hipertensivos e problemas cardíacos com infecção por Covid-19, a médica alerta que é um erro interromper qualquer medicamento sem uma conversa com o médico. Além disso, a realização de exames e acompanhamento devem ser mantidas – à distância ou pelo modelo presencial.

CUIDADOS PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO

●        Mantenha alimentação saudável

●        Faça exercícios

●        Descanse o suficiente

●        Consulte um especialista e faça exames periódicos

●        Monitore a pressão arterial se tiver hipertensão ou insuficiência cardíaca

CUIDADOS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA

●        Mantenha as mãos sempre limpas. Lave as mãos ou use álcool em gel

●        Ao espirrar ou tossir, cubra com a região lenço de papel ou cotovelo dobrado

●        Evite ambientes de contato próximo e espaços fechados com pouca ventilação

Leia também:  Bartholina: criança de 4 anos vence concurso para nomear a Kombi do Tacchini

●        Mantenha a ventilação em ambientes internos, como casas e escritórios

●        Mantenha o distanciamento social

●        Aproveite os recursos da telemedicina

●        Siga tomando seus medicamentos e faça os exames periódicos

●        Se tiver alguma mudança nos sintomas, procure atendimento


QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA PARA COVID E PROBLEMAS CARDÍACOS:

Sintomas da COVID-19

●        Tosse seca

●        Febre ou calafrios

●        Falta de ar ou dificuldade para respirar

●        Dor muscular

●        Nova perda de sabor ou cheiro

●        Sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos ou diarreia

Os sintomas do coração e vascular cerebral (isquemia ou sangramento) também significam problemas, sendo recomendado buscar atendimento imediato. Observe:

●        Dor ou pressão no peito início súbito e durante a atividade física

●        Falta de ar ou dificuldade para respirar associada a:

●        Inchaço nas pernas

●        Tontura

●        Desmaio

●        Facial caído de um lado do rosto

●        Fraqueza no braço ou dormência em um lado do corpo

●        Mudanças na fala, incluindo fala arrastada ou distorcida

●        Perda de visão

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo