Nesta quarta-feira (19), uma reunião entre Ministério Público, Famurs, Governo do RS, Tribunal de Contas do Estado e Associações dos Municípios aconteceu de forma virtual, tendo como principal objetivo o diálogo sobre a volta às aulas presenciais.
Esse primeiro encontro serviu para que fosse possível o começo dos diálogos e a amplificação do debate sobre medidas para um retorno. Não foi divulgada, em relação a essa reunião, nenhum tipo de definição de datas ou organização precisa para a retomada. Na próxima terça-feira (25), haverá outro encontro com as mesmas entidades a fim de expandir a conversa e conseguir organizar um plano efetivo de retorno.
A reunião foi motivada por uma série de acontecimentos das últimas semanas. No dia 11 de agosto o governador do RS encaminhou uma proposta para a Famurs, propondo um retorno para o dia 31 do mesmo mês começando pela educação infantil. Quando essa proposta foi apresentada aos prefeitos, a esmagadora maioria respondeu ser contra a ideia de Leite. Assim sendo, a reunião de hoje (19) e da próxima semana (25) busca expandir o diálogo e organizar a volta
Veranópolis, particularmente, coloca-se contra a esse calendário do estado, pois já organizou um cronograma próprio.