Os policiais são considerados fortes e heróis para a sociedade, pelo trabalho que desenvolvem cotidianamente. No caso do Jeovan Cezar Trindade, soldado da Brigada Militar de Veranópolis, essas qualidades passaram da vida profissional para a vida pessoal, visto que, ele superou de forma surpreendente a Covid-19 e as complicações decorrentes da doença.
Jeovan tem 35 anos e é soldado há dez, profissão a qual ele considera ter um protagonismo central em sua vida. Pai de dois filhos e marido de Carol, o homem sempre foi muito ativo, não possui comorbidades e é muito engajado no trabalho. Entretanto, tudo mudou no dia 03 de julho, quando o soldado foi diagnosticado com o Coronavírus.
Apesar de inicialmente apenas ter sentido dores na cabeça e pernas, a situação foi evoluindo e ele teve que ser transferido do Hospital Comunitário de Veranópolis, para o Pompéia em Caxias do Sul. Com o diagnóstico de Mielite Tranversa Convalescente, ele foi entubado e nessa situação permaneceu por 30 dias. Durante o coma, outras complicações foram sendo manifestadas: pneumonia, embolia no braço, lesões na cabeça e bactéria no pulmão. A situação era grave e a sua família sabia disso, situação que gerou muito medo, principalmente pelo fato dos médicos afirmarem diversas vezes que não tinham mais nenhuma esperança.
– eu tinha medo de tocar o telefone e ser uma notícia ruim – relatou a esposa do soldado, em entrevista pelo telefone.
Carol afirmou que todo dia era uma notícia ruim, toda família chorava muito, as crianças pediam pelo pai, mas a fé os uniu e auxiliou a superação desse momento. Passado algumas semanas desde a internação, o avanço de Jeovan foi surpreendente. Após cinco tratamentos diferentes, ele começou a apresentar melhora, conseguindo sair da UTI e retornar para a casa.
A recepção feita para o soldado, com familiares e colegas de profissão, foi muito emocionante para todos envolvidos e digna do guerreiro que ele foi durante esses dias que ficou entre a vida e a morte.
– Jeovan é um exemplo de superação, um guerreiro – completou a esposa.
Nesse momento, Jeovan recupera-se em casa, com sua família, fazendo fisioterapias intensas. Após dias muito difíceis, ele pode estar abraçando seus filhos e esposa, novamente. O auxílio da comunidade veranense foi muito importante, reforça o soldado e sua família, principalmente pelas corrente de oração e pela vaquinha que auxiliará muito no seu tratamento.