Serra permanece na bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado

Na última sexta-feira (21), o mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado apontou a Macro região da Serra Gaúcha na bandeira laranja. Assim sendo, não foi necessário o encaminhamento de recurso, visto que, essa é a classificação que os prefeitos da região consideram justa.

Nesta segunda-feira (24), Eduardo Leite oficializou por meio de live nos canais oficiais do governo, que dos dias 25 a 31 de agosto a região está em risco médio. Esta é a quarta semana em que a localidade se mantém com medidas mais brandas no setor econômico.

Na sexta (21), o Presidente da Associação representante da Serra, José Carlos Breda, afirmou receber positivamente a notícia da classificação. Ele, particularmente, analisa a situação da Macro região como uma certa estabilização, bem como, consequência dos trabalhos desenvolvidos pelas administrações em seus respectivos municípios.

O mapa preliminar será novamente divulgado na sexta-feira (28).

Além disso, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) organizou um protocolo de cogestão, que permite que a localidade possa adotar medidas mais brandas caso for classificada, no futuro, na bandeira vermelha. O documento foi aprovado por 40 dos 49 prefeitos da Macro região e será encaminhado ao governo estadual, para homologação, nesta segunda-feira (24).

As medidas delimitadas neste protocolo da Serra não são iguais a bandeira laranja, mas sim, delimitações intermediárias entre as duas bandeiras – laranja e vermelha.

Sair da versão mobile