Na última sexta-feira (28), o mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado classificou a Macrorregião da Serra na bandeira laranja. Nesta segunda-feira (31), o mapa definitivo foi divulgado pelo governo estadual, confirmando essa coloração.
Essa é a quinta semana consecutiva em que a localidade apresenta uma melhora nos indicadores, podendo permanecer na delimitação de risco médio. Mesmo que o cenário esteja mais “positivo” é extremamente importante que continue sendo tomado os cuidados necessários, por todos, para barrar o avanço do vírus.
Não houve nenhum tipo de contestação pela Associação dos municípios da Serra em relação a classificação. A localidade, de maneira preventiva, enviou na quarta-feira, dia 26, o modelo de cogestão da Macrorregião, para que se a Serra for classificada, em algum momento, na bandeira vermelha, já terá a reivindicação por medidas menos restritivas pronta. Esse plano permite maiores flexibilizações quando uma região é classificada no risco alto.
Em pronunciamento na última sexta-feira (28), o Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (AMESNE), José Carlos Breda, afirmou que essa classificação apresenta uma estabilidade e que, por conta disso, o retorno às aulas presenciais poderá ser pensado com mais convicção diante dos dados.
– pela quinta semana consecutiva a Serra foi classificada na bandeira laranja demonstra estabilidade na nossa região, desta forma, podemos pensar num retorno presencial às aulas – concluiu.
A próxima classificação do mapa preliminar do Rio Grande do Sul será divulgada na sexta-feira (04).