Reunião será realizada na próxima semana para definição do calendário de volta às aulas presenciais no RS
Na live transmitida pelos canais oficiais do governo estadual nesta quinta-feira, 27 de agosto, o governador Eduardo Leite falou sobre a nova proposta de calendário de volta às aulas presenciais do RS.
A nova ideia surgiu do diálogo entre executivo estadual e os municípios do RS, promovido em duas reuniões, uma no dia 19 de agosto e outra no dia 24. Leite havia apresentado no último dia 11 uma proposta de retorno, o qual começaria no dia 31 de agosto e pela educação infantil. Essa ideia foi rejeitada por 94% dos prefeitos do estado, o que intensificou os debates e resultou na mudança do plano.
Em seu pronunciamento Leite afirmou que na próxima terça-feira (01), uma nova reunião entre Ministério Público, Famurs, Governo do RS, Tribunal de Contas do Estado e Associações dos Municípios será realizada, tendo como principal objetivo amadurecer o diálogo sobre a volta às aulas presenciais e poder definir, com base nas medidas de segurança, o novo calendário. A previsão é que essa proposta deva ser divulgada na próxima semana, entretanto, o novo retorno deve receber a indicação de ocorrer apenas no início ou metade do mês de setembro.
O Secretário de Educação do Estado, Faisal Karam reforçou o fato do retorno ser uma decisão compartilhada, que vai depender da opinião dos pais das crianças e dos prefeitos de cada município.