Nesta terça-feira (11), o Governo do Estado publicou o decreto que oficializou a cogestão do distanciamento controlado, a qual permite que a partir da próxima sexta-feira, municípios passem a ter maior autonomia em relação ao modelo de Distanciamento Controlado. Além disso Leite também propôs aos municípios a retomada das aulas a partir do dia 31 deste mês. O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, pronunciou-se sobre os assuntos.
Em relação a proposição de volta às aulas no dia 31 de agosto, inciando pela educação infantil, Maneco afirma ter recebido com preocupação, visto que, acredita não ser o momento adequado para que ocorra o retorno.
Essa proposta será, agora, debatida com as 27 associações de municípios buscando observar e ouvir a opinião das cidades. Na próxima terça-feira (18), a Famurs realizará outra reunião com o governador, após ter ouvido os prefeitos, onde novamente o assunto será discutido, podendo haver ou não, a definição sobre esse retorno.
– mas uma coisa nós temos absoluta convicção, a volta às aulas só pode se dar quando nós tivermos a segurança necessária para não colocarmos em risco as nossas crianças e os nossos estudantes – concluiu.