Nova frente fria já avança sob o estado e temperaturas entram em declínio

Segundo a Sigma Meteorologia, uma nova frente fria já avança pelo Sul e pelo Oeste do Rio Grande do Sul na noite de hoje e, logo em sua retaguarda, já ingressa ar frio de origem polar que traz rápida e acentuada queda de temperatura para o Uruguai e essas regiões, pondo fim a jornada extensa e duradoura de temperaturas muito altas para a época. Essa troca de massas de ar de características distintas (uma mais quente por uma mais fria) já é responsável pela intensificação dos ventos frios (do quadrante Sudoeste/SW e Sul/S) nas regiões anteriormente citadas. Ao longo desta terça-feira (11), as temperaturas entram em declínio em todo estado, com resfriamento mais acentuado especialmente em áreas do Sul gaúcho.

No decorrer das próximas horas, incluindo o período da próxima madrugada, há condição para pancadas de chuva (que no geral serão de fraca intensidade), embora possam vir acompanhadas de trovoadas em pontos isolados da Fronteira do RS com o Uruguai e Metade Sul, onde os volumes de chuva esperados são muito baixos. Além disso, as rajadas de vento devem ficar entre 60/80 km/h em áreas próximas a Lagoa dos Patos (Costa Doce) e faixa do Litoral, incluindo Porto Alegre. Nas demais áreas, as rajadas de vento devem ficar entre 45/65 km/h.

Mapas do modelo WRF mostram projeção de temperaturas para o amanhecer desta terça-feira (mapa superior) e de quarta (mapa inferior). Em função do caráter de bloqueio no escoamento da atmosfera no Sul do Brasil, a trajetória da massa de ar frio deve favorecer com que o ar polar mais intenso fique restrito ao Uruguai e o Sul do RS, onde haverá condições favoráveis a formação de geada (fraca/moderada intensidade e pontualmente forte) na madrugada da próxima quarta-feira (12).

Sair da versão mobile