O setor do turismo e cultura estão sendo fortemente afetados pela pandemia. Sobre esse tema houve um bate-papo na Studio, o qual contou com a presença da Secretária da pasta, Diana Alessio, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Cultural , Nelson Domeneghini e o Maestro da Orquestra de Sopros de Veranópolis, Dirceu Andrioli.
Auxílio: Lei Aldir Blanc
Um dos tópicos da conversa foi a Lei Aldir Blanc, a qual nasceu por conta da pandemia, ou seja, é recente e específica para atender profissionais da área cultural que ficaram sem renda nesse momento de restrições. Na lista de possíveis beneficiados encontram-se: músicos, atores, orquestra, artistas, fotógrafos, dançarinos, etc.
Para conseguir o benefício, quem tiver interesse devem encaminhar-se até a Secretaria de Turismo e Cultura, localizada na Casa Saretta, para realizar um pré-cadastro, que possui o fito de diagnosticar quantas pessoas precisam desse auxílio.
Como a lei ainda está em tramitação, não há uma certeza de quando o recurso chegará ao município, mas, quando chegar na secretaria, será repassado a partir da análise desses cadastros. O prazo para registro é até o dia 20 de agosto.
Os valores que poderão ser recebidos variam. Pessoas físicas poderão receber o mesmo valor que o auxílio emergencial, em que será administrado pelo estado. Já as empresas, grupos, poderão receber de três a dez mil reais, valor, nesse caso, repassado pelo município, o qual receberá cerca de 204 mil reais para efetuar os pagamentos. Entretanto, vale ressaltar que são diversas as restrições para o recebimento e é necessário que sejam preenchidos diversos requisitos. Mesmo assim é importante que o pré-cadastro seja feito, para que seja compreendida a realidade da comunidade.
Clique aqui e veja a lei, com seus diversos detalhes, na íntegra.
Momento de reinvenção
A reinvenção foi um tópico importante do diálogo, visto que, é extremamente necessária em meio à pandemia, principalmente, nos setores mais afetados. O Maestro falou sobre vídeos feitos pela orquestra, à distância, em que conseguem mesmo cada um em sua casa, fazer arte.
Legados, ademais, são vistos e listados para o pós-pandemia da orquestra. Entre eles, possibilidades de aulas teóricas online e lives para poder engajar mais pessoas no trabalho feito pelos artistas. Isso demonstra, sendo assim, que algumas questões positivas estão sendo retiradas desse momento pandêmico.
Em relação a eventos, a retomada ainda gera dúvidas. Talvez, um cronograma com mudanças em programações futuras possa ser feito, entretanto, a única certeza é que as festividades de Natal deverão ser organizadas, ou seja, está sendo feito o preparo para o mês dezembro em relação aos eventos. Antes disso, instaura-se, ainda, uma grande incerteza.