Fenômeno Raro: Estados Unidos emite alerta para tornado de fogo

O ano de 2020 acaba de tirar mais um truque da cartola — desta vez, em forma de uma espiral de fogo. Ou, como os meteorologistas diriam, um “firenado”, abreviação para tornado de fogo.

O raro tornado foi visto no sábado (15), próximo a um incêndio na Califórnia. A agência de meteorologia americana (National Weather Service Office) emitiu um alerta sobre uma nuvem de “pirocumulonimbus”, que se formou por causa do fogo que atinge a cidade de Loyalton, na divisa com Nevada, e disse que o fenômeno era “capaz de produzir um tornado induzido pelo fogo e ventos de mais de 96,5 km/h”

Uma nuvem de “pirocumulonimbus” se forma em ambientes de alta temperatura, geralmente próximas a vulcões ou incêndios. Já os tornados de fogo surgem quando o crescente calor nessas regiões começa a puxar fumaça, fogo e sujeira, criando um vórtice de rotação acima do incêndio, disse Haley Brink, meteorologista da CNN americana.

Os tornados de fogo podem ser enormes e fatais. Em 2018, um deles matou um bombeiro e o motorista de uma escavadeira, que lutava contra o grande incêndio da cidade de Carr, também na Califórnia. Quando o serviço meteorológico local realizou uma pesquisa sobre a magnitude daquele “firenado”, o órgão determinou que o fenômeno era equivalente a um tornado EF-3 com ventos superiores a 230 km/h.

As autoridades na Califórnia, Oregon e Colorado estão lutando contra uma série de incêndios florestais que queimaram coletivamente mais 40 mil hectares — e a situação pode piorar com o intenso calor que atinge grande parte dos Estados Unidos.

O incêndio de Loyalton já queimou 8 mil hectares e estava 5% contido no início deste domingo (16). Neste momento, o fogo avança para a parte leste da cidade.

Com informações da CNN Brasil.

Sair da versão mobile