Em 2020, mesmo em meio a pandemia de coronavírus, será realizada as eleições que decidirão quem ocupará os cargos do executivo e legislativo municipal do ano de 2021 até 2024. O pleito está agendado para 15 de novembro, data diferente da tradicional, por conta do momento atípico que o Brasil e o mundo estão vivenciando.
Por conta desse evento máximo da democracia, movimentações políticas já começaram a ser realizadas e nomes de pré-candidatos já estão sendo expostos em Veranópolis. Para conhecer a fundo a vida desses indivíduos que se colocaram como disponíveis ao partido e que possivelmente serão os candidatos à prefeitura da Terra da Longevidade, três reportagens foram organizadas pela Studio. O primeiro candidato, obedecendo a ordem alfabética, será Juarte Fracasso (Progressistas).
Quem é Juarte Fracasso?
Definir-se nunca é uma tarefa fácil, entretanto, é essencial para que os políticos possam apresentar-se a seu eleitorado, por isso, ao ser feita essa questão a Juarte, ele defini-se realizando uma retrospectiva de sua vida.
Juarte tem 58 anos, nasceu e viveu em Monte Bérico, no interior do município. Atualmente ele é empresário e possui seu empreendimento de móveis. Fracasso estudou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Don Matheus Pasquali e posteriormente no Colégio Regina Coeli. Desde jovem afirma ter sido um entusiasta político buscando ser uma pessoa engajada na sociedade.
Ele, como empresário, afirma que busca levar para a política o que ele aprendeu com o trabalho, para que possa ser pensado de formas alternativas as soluções para os problemas em uma administração.
Retrospectiva política
Juarte já participou de outras eleições. Em 2004 ele foi eleito vereador, com um bom número de votos, pelo MDB. Segundo ele, terminou o mandato com uma sensação de dever não cumprido, pelas dificuldades que muitas vezes encontra-se em legislar. Além disso, afirma que não buscou reeleição por acreditar que é necessário dar oportunidade para outras pessoas poderem participar da política.
Posteriormente, Juarte foi candidato a vice-prefeito, pelo PV, junto a Luciano Zanella do PT. Na situação, não tiveram êxito no pleito, entretanto, Fracasso afirma ter sido uma grande oportunidade para poder conhecer mais sobre a comunidade e ter contato com a mesma.
Como avalia a administração atual?
Juarte afirma que a administração atual foi normal e diz que o gestor fez o que tinha ao seu alcance. Falou, também, que não irá criticar ou permanecer pensando no passado do município e atesta que busca a mudança.
O que Juarte espera do futuro de Veranópolis?
Diversas vezes Juarte afirmou que o objetivo é buscar o melhor para os munícipes. Em relação a isso, falou que algumas situações presentes na cidade ainda são problemas que devem ser solucionados. Um exemplo citado, foram rios que precisam ter sua água tratada.
– o sonho é ver uma cidade onde tenha o pleno emprego, as pessoas felizes – concluiu.
A candidatura: poderá haver mudanças na chapa do Progressistas?
Ainda é pensada uma frente única de oposição ao governo municipal atual. Os partidos têm até o dia 26 de setembro para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, ou seja, ainda há algum tempo para que essas situações sejam definidas.
Juarte e o Presidente do Progressistas, Chumbinho Zanotto, não descartam a possibilidade de uma possível junção com outros partidos de oposição.