O mapa preliminar divulgado na sexta-feira (31) pelo Governo do Estado colocava a Região da Serra Gaúcha novamente na condição de bandeira vermelha. Diante do anúncio preliminar a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) entrou com recurso em pedido de reconsideração com o intuito de que as atividades produtivas continuassem atuando no padrão de “bandeira laranja”.
A Amesne já buscava negociação para uma bandeira com restrições intermediárias entre a bandeira laranja e vermelha para os municípios que compõem a Serra Gaúcha.
Na tarde desta segunda-feira (03) o Governado do Estado do Rio Grande do Sul divulgou as análises dos 34 recursos recebidos na décima terceira rodada do Distanciamento Controlado. Após a análise dos dados pelo Comitê de Crise do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha teve a reversão da classificação da bandeira vermelha para a laranja.
A nova classificação das bandeiras entrará em vigor na próxima terça-feira (04) e seguirá até às 23h59min da segunda-feira (10).