Serra Gaúcha segue em bandeira vermelha no mapa preliminar do Estado, mas municípios da região adotam a bandeira intermediária
Devido a não melhora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento do sistema de saúde, a região da Serra Gaúcha permanece na bandeira vermelha na décima terceira rodada do Distanciamento Controlado.
Na décima terceira atualização, a coleta de dados pelo governo foi feita na quinta-feira (30/7) e a divulgação preliminar das bandeiras na tarde desta sexta-feira (24/7). Com isso, os municípios terão 48 horas – até as 18h de domingo – para apresentarem eventuais recursos de associações de municípios aos números levantados em cada um dos 11 indicadores que integram o modelo. As contestações devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
Os dados apresentados serão avaliados novamente na manhã de segunda-feira (03/7) pelo Gabinete de Crise e, à tarde, o governador divulgará o mapa definitivo, que passa a valer a partir de terça (04/07).
Mesmo que essa seja a classificação feita pelo Governo, 27 municípios da Serra adotaram, particularmente, a bandeira intermediária – entenda o que ela significa clicando aqui – a qual flexibiliza algumas situação em relação a bandeira vermelha. Mesmo que o governo estadual esteja ciente da situação, ainda não houve a autorização de Eduardo Leite em relação a isso. Diálogos em relação a essa situação deverão ser feitos na próxima semana.
Por enquanto, mesmo que a classificação estadual ponha a região na bandeira vermelha, os municípios fizeram decretos municipais, impostos nesta sexta-feira (31), que delimita maior flexibilização na economia.