Nesta quinta-feira (09), o Presidente da AMESNE e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, falou sobre o modelo de distanciamento controlado e a possível mudança ou manutenção de bandeiras na Região da Serra Gaúcha, que deverá ser divulgada no dia de amanhã (10), pelo Governador Eduardo Leite.
Na oportunidade, Breda disse que, segundo dados do Observatório Regional da Serra, que busca diagnosticar o avanço do vírus, a região deverá ficar na bandeira vermelha, por conta dos critérios do governo. Contudo, desta vez, diferentemente das outras vezes, o recurso será muito difícil, isto porque, nas semanas anteriores, estávamos no limite, mas agora, por conta da piora, a Serra está com os indicadores muito negativos.
Em relação ao recurso desta possível situação, o Presidente afirmou que não serão feitas contestações apenas “por fazer”, ou seja, apenas será reivindicada a mudança caso haja a possibilidade e fundamento. Sobre isso, atestou que no dia de amanhã, após saber a real decisão do Governo Estadual, a AMESNE irá se pronunciar.
Breda afirma que, caso a região entre em bandeira vermelha, dificilmente sairá em menos de 15 dias.
Veranópolis está a três semanas seguidas na bandeira laranja. Em todos os casos, o município e região haviam entrado na cor vermelha e após recurso da AMESNE retornado para a laranja.
Eduardo Leite divulga toda as sextas-feiras as classificações que dizem respeito ao modelo de distanciamento controlado.