Prefeito de Veranópolis fala sobre o modelo de distanciamento controlado

Nesta terça-feira (21), o Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, atualizou informações sobre a situação do Coronavírus no município, em entrevista à Studio.

Casos e óbitos: “as duas mortes computadas aqui em Veranópolis nenhuma foi por COVID, nenhuma”

O município está a cerca de 10 dias sem transferir nenhum paciente para a UTI e, as três pessoas que estão internadas nessas unidades, em Caxias do Sul, encontram-se já apresentando melhoras.

No quesito óbitos registrados no município, os quais contabilizam, segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, dois, o Poder Público Municipal contestou um deles, por duas vezes e aguarda o retorno do estado. Outro falecimento também foi registrado, entretanto, não houve contestação pela prefeitura, até o momento.

Diante dessa situação, o prefeito levanta o debate de pessoas que morrem “de Coronavírus” e pessoas que falecem “com Coronavírus”, explicando sua contestação, afirmando que nem todos casos de óbitos agora podem ser contabilizados como COVID, é importante que haja a análise particular de cada situação.

Além disso, afirmou, “falo isso com muita segurança e com convicção, as duas mortes computadas aqui em Veranópolis nenhuma foi por COVID, nenhuma”, mesmo que eles sejam contabilizados pela Secretaria Estadual e constem no boletim epidemiológico do município, afirma ser uma consideração feita pela cidade, a partir dos dados apresentados.

Modelo de distanciamento controlado: espera-se mudanças para a próxima semana

A perspectiva é para que, segundo Waldemar, diante de movimentações e reivindicações da AMESNE e FAMURS, haja mudanças no modelo de distanciamento controlado, para que maior autonomia seja dada aos municípios. A sensibilização, continuamente reivindicada pelos prefeitos, deve ser feita por Eduardo Leite na próxima semana.

Confira o bate-papo completo

Sair da versão mobile