Passagem de uma nova frente fria e massa de ar polar derrubam as temperaturas nos próximos dias

Do veranico de volta para o Inverno, segundo a Sigma Meteorologia, o ar frio de origem polar colocará fim a jornada quente e trará queda acentuada das temperaturas, com possibilidade de precipitação invernal em algumas áreas do estado

🔥 Os últimos dias foram marcados pelo predomínio do escoamento de ventos do quadrante noroeste/norte e tempo seco no Rio Grande do Sul, em função da atuação de um anticiclone (sistema de alta pressão) no Oceano Atlântico, próximo do continente (em superfície). Esse tipo de sistema é caracterizado por ventos subsidentes mais secos e que inibem a formação de nuvens, mantendo a condição de tempo mais estável (sol entre poucas nuvens) e que favorecem uma condição de aquecimento, até mesmo significativo, observados durante um longo período no estado, caracterizando o fenômeno denominado “veranico” que é quando observa-se condições de tempo seco e temperaturas mais altas para a época (tanto durante as madrugadas quanto a tarde) por pelo menos, 4/5 dias.

🌡️☀️ Os veranicos (assim chamados) ocorrem durante o período frio (entre maio e setembro) e normalmente se configuram sob “bloqueio atmosférico” que é quando a configuração de um tipo de padrão no escoamento dos ventos em altos e médios níveis da troposfera, impedem por alguns dias, a passagem de novas frentes frias e massas de ar frio sobre uma região, propiciando condições de tempo seco e temperaturas muito altas para a época, como nesse caso no Rio Grande do Sul, por exemplo. Esse Veranico em especial, impressionou pela duração e pela intensidade, já que em muitas regiões gaúchas, não eram observadas temperaturas tão altas para a madrugada desde o verão/início do outono, condição que vem persistindo desde sábado (18) da semana passada.

Leia também:  Mississippi Delta Blues Festival 2024 retorna ao coração de Caxias do Sul com mais de 50 atrações

⛈️ 🌬️ No entanto, o avanço de um cavado em altos/médios níveis da atmosfera pelo Cone Sul da América do Sul entre essa quinta e a sexta-feira (24), romperá esse padrão de bloqueio que atua sobre a região sul do Brasil. A presença desse cavado nos níveis mais elevados dá suporte a formação de um ciclone extratropical que já atua sobre a Província do Mar de Plata na Argentina, tal sistema impulsionará o avanço de uma nova massa de ar polar sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul ao longo da sexta-feira, ocasionando a queda acentuada das temperaturas.

⚠️ Inicialmente o sistema frontal avança sobre áreas de fronteira com o Uruguai e Argentina (região de Uruguaiana, Santana do Livramento, Bagé, Pinheiro Machado, São Borja e arredores) a partir da madrugada desta sexta-feira, e durante a tarde alcança áreas da região central do estado (Santa Maria, Cacequi, Tupanciretã e arredores) e porção sul da Lagoa dos Patos (região de Pelotas, São Lourenço do Sul e arredores).

⚠️ As regiões norte e nordeste do estado, que ainda estarão sobre influência da massa de ar quente durante a tarde de sexta, devem registrar temperaturas máximas altas. Na região dos vales (Taquara, Parobé, Três Coroas, Teutônia, Novo Hamburgo, Campo Bom e arredores) os termômetros podem chegar aos 29/30ºC (pontualmente superiores a 30ºC) antes da chegada do sistema frontal frio, enquanto que na região de Livramento e arredores, os termômetros ficam na casa dos 7/8ºC, favorecendo um gradiente de quase 20ºC entre a campanha e a região Metropolitana de Porto Alegre. Em paralelo com o avanço do sistema frontal, a banda de precipitação ingressa sobre o estado durante a tarde nas regiões de fronteira com o Uruguai, onde aumenta o risco para ocorrência de tormentas e temporais isolados.

Leia também:  Frio e geada surpreendem o Sul do Brasil em pleno mês de novembro

👉 Entre a noite de sexta e madrugada de sábado (25), essas instabilidades avançam sobre áreas da região noroeste, central e sul do RS, onde ainda permanece a possibilidade de temporais isolados, porém, sem risco de severidades e grandes volumes de chuva. Na análise dos diferentes modelos numéricos de previsão do tempo, observa-se um consenso para volumes de 20 a 30 mm entre a região noroeste e sul, e na região central os volumes podem chegar aos 50 mm acumulados nos próximos 3 dias.

🌨️ ☃️ Entre a madrugada e a manhã de sábado, o avanço do ar polar mais intenso sobre a região mais próxima da fronteira com o Uruguai, somado com a disponibilidade de umidade nos baixos níveis da atmosfera indica um cenário favorável a ocorrência de precipitação invernal sobre a região da Serra do Sudeste. Mais detalhes você confere logo mais a tarde em um novo boletim atualizado nas plataformas digitais da Sigma Meteorologia.

⏭️ Na imagem acima, o campo de precipitação acumulada para as próximas 72 horas do modelo WRF, ICON, CMC e ARPEGE e para efeitos de comparação, o campo de temperatura a 2 metros do WRF 12 km, prevista para a tarde de hoje e a tarde de amanhã (24), todos rodados pela Sigma Meteorologia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo