Segundo a Metsul Meteorologia, um centro de baixa pressão vindo do Paraguai começa a dar origem entre hoje e amanhã a um novo ciclone extratropical sobre o Leste do Estado e a costa.
A MetSul reitera que este sistema não será tão intenso quanto o último e que não se espera uma ciclogênese explosiva que caracteriza o sistema como “ciclone bomba” na costa.
A MetSul enfatiza novamente que, mesmo havendo previsão de vento forte para parte do Estado, o grande risco deste novo ciclone será excesso de chuva. Em Porto Alegre e região metropolitana, a chuva deve ser mais forte da tarde para a noite desta terça e no começo da quarta.
Veja, na sequência, a evolução da chuva e da pressão atmosférica de três em três horas hoje e amanhã em mapas do modelo alemão Icon, disponível ao assinante com atualização a cada seis horas na seção de mapas. Veja como a chuva mais forte do Norte gaúcho desce para a Grande Porto Alegre na segunda metade da terça e como a baixa pressão se aprofunda e forma um ciclone no final da terça e durante a quarta com o sistema avançando de Norte para Sul, margeando o Litoral do Rio Grande do Sul.