Defesa Civil emite alerta em razão da detecção de percolação no corpo da barragem Passo do Meio

Neste sábado (25/7), a Defesa Civil Estadual emitiu alerta em razão da detecção de percolação no corpo da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula.

Conforme comunicado emitido pela empresa “as circunstâncias ocorridas fazem com que devam se precaver e colocar em ação as diretivas de atuação emergencial relacionadas à proteção e defesa civil, levando em consideração o conteúdo de sua cópia do Plano de Ação de Emergência – PAE da Barragem da PCH Passo do Meio e os respectivos Mapas de Inundação”. Uma equipe de engenheiros da empresa foram acionados e estão deslocando do Rio de Janeiro para o RS.

De forma preventiva a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta via SMS para os moradores de comunidades ribeirinhas ao longo do curso do rio das Antas para que entrem em contato com a Defesa Civil do seu município. O alerta foi enviado para moradores de Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos e Vacaria.

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil está prestado suporte e assistência técnica aos gestores municipais. 

Posicionamento da empresa responsável pela barragem

“A Energética Campos de Cima da Serra acionou, neste sábado (25/7), o nível de segurança de emergência conforme estabelecido no Plano de Emergência (PAE) da PCH Passo do Meio, localizada no município de São Francisco de Paula (RS). A empresa, que realiza o monitoramento contínuo das estruturas operacionais, detectou percolação no vertedouro da usina, e mobilizou imediatamente equipes com especialistas técnicos para avaliar a questão. A Energética Campos de Cima da Serra segue executando as atividades do PAE em conjunto com as autoridades locais, a fim de garantir o seu cumprimento e manter os níveis de segurança nele previstos”

Leia também:  Ex-ministro da Justiça depõe à Polícia Federal nesta tarde

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo