Após 19 anos, maestro anuncia encerramento da Orquestra da UCS

Segundo o Portal Leouve, fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, renomeada de Orquestra UCS, foi extinta. O maestro Manfredo Schimiedt anunciou a medida adotada pela instituição na madrugada desta sexta-feira (3) por meio de redes sociais.

Sempre alinhada aos diversos programas que a Universidade possui em prol da formação artístico-cultural da cidade e da região, com o objetivo de fazer e fomentar a música de concerto, a Orquestra contribuiu no desenvolvimento cultural, com vistas no resultado do coletivo, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida.

Em fevereiro de 2020, dada a crise em que o país se encontrava, a OSUCS experimentou uma redução no seu quadro efetivo de músicos com o intuito de otimizar as suas atividades, reorganizando o seu repertório.

Desde lá, passou a ser formada por uma coordenação artística, por uma equipe de apoio, um maestro e doze músicos, sendo sete cordas, três madeiras, um metal e uma percussão, e suas atividades continuaram a ser planejadas com a finalidade de estabelecer um papel educativo e social, coeso com as diretrizes da instituição Universidade de Caxias do Sul. Porém, agora, segundo o maestro, encerra suas atividades por conta da crise e da pandemia do novo coronavírus.

Veja a postagem na íntegra

Queridos amigos,

Com grande pesar comunico que, a partir de hoje, a Orquestra Sinfônica da UCS, recentemente transformada em UCS Orquestra, teve os seus trabalhos encerrados.
Infelizmente a Universidade de Caxias do Sul tomou esta dolorosa medida.
A orquestra, para mim, foi um projeto de vida com a intenção de desenvolvimento, de soma, de algo que realmente contribuísse para o bem-estar do que considero o bem mais precioso: o público.
Desde as minhas primeiras idas à Caxias, a convite do meu amigo e naquela época spalla da orquestra André Meneghello, senti que havia um ambiente fértil para o desenvolvimento de boa música. Mesmo sem grandes orçamentos, fizemos ao longo destes quase 20 anos tudo que foi possível para que a programação fosse interessante, diversificada e evolutiva.

Nestes anos dedicados a este “ser” cultural, “alimentamos” a nossa programação com a presença de solistas, maestros, coros, atores, figurinistas, bailarinos, etc…. do mais alto nível tanto do cenário nacional quanto Internacional e que fizeram a diferença na evolução do trabalho.
Lembro bem de algumas palavras do ex-reitor da UCS, professor Risson quando falava que havia uma UCS antes e outra depois da Orquestra. Que alegria saber desta importância que foi referendada pelos reitores seguintes ao propor novos desafios, como o professor Zorzi na apresentação da Abertura 1812 de Tchaikovsky em parceria com a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul ou da gravação do nosso primeiro CD por parte do professor Kuiava.

Tanta coisa linda conseguimos realizar: Gravação de 2 CD’s, 1 DVD, Quintas Sinfônicas, Óperas, Concertos da Primavera em parceria com a UNIMED-Nordeste, Natal em Família, Rock in Concert, Orquestrando as Organizações, parcerias com orquestras regionais e estrangeiras, concertos de Integração, concertos didáticos, etc…. Tudo isso e muito mais fará parte, para sempre, de um período que jamais esquecerei.

Meu agradecimento especial a cada um dos músicos que participou deste grupo, seja como integrante contratado ou por cachê. Vocês foram incríveis e permitiram que eu pudesse concretizar a minha missão de desenvolver artisticamente essa orquestra e por consequência a sensibilização de cada ouvinte.

Agradeço imensamente ao Moacir Lazzari por ter “comprado” tantas ideias que lancei e as que foram lançadas pela Comissão Artística.

Obrigado a toda a equipe de apoio da orquestra.

Obrigado a todos os patrocinadores, apoiadores, torcedores, incentivadores que não mediram esforços para que pudéssemos realizar as nossas Temporadas Artísticas.

Obrigado UCS por ter confiado neste trabalho.

Espero que um dia possamos nos reencontrar para celebrar a vida através dos sons que só uma orquestra sinfônica é capaz de produzir.

Muito obrigado meus amigos Caxienses e que Deus esteja com cada um de vocês,

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo