Termas e Longevidade busca o aperfeiçoamento e a adequação aos protocolos

Os desafios estão grandes e o grupo gestor do Roteiro Termas e Longevidade, apoiado por empreendimentos turísticos, vem desde março deste ano, quando a pandemia do Covid-19 iniciou, realizando um trabalho conjunto, de forma participativa e integrada, com encontros virtuais. Na segunda-feira, 22 de junho, integrantes do grupo gestor e convidados da iniciativa privada participaram de mais uma reunião do Roteiro Termas e Longevidade.

Estas reuniões propiciam discussões sobre a situação e a constante busca por melhores soluções para uma retomada sustentável e segura. “É momento de todos os empreendimentos se adequarem, buscando desde o cumprimento dos protocolos de biossegurança, até a desenvolver a empatia e a solidariedade com o seu vizinho, também empreendedor, que está passando por dificuldades”, declara Beatriz Paulus, diretora executiva da Atuaserra, entidade que iniciou o Roteiro em parceria com os municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

A reunião teve, entre outras pautas, a discussão sobre a adoção do selo “Turismo Responsável” proposto pelo Ministério do Turismo, que exige, além do cumprimento de um protocolo rígido de biossegurança, a inscrição dos empreendimentos no Cadastur – Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
Uma grande novidade desta reunião é a proposição do Roteiro Termas e Longevidade em criar o Film Commission, um conceito internacional que tem por objetivo captar e assessorar produções audiovisuais, sejam elas séries, documentários, longas ou curtas-metragens.

Além da captação de produções cinematográficas nas cidades, os film comissions são responsáveis por estabelecer parcerias com o trade local e produtoras de cinema, atuando como um facilitador na realização e na viabilização destas produções, que contam com a participação da comunidade, a fim de movimentar a economia local.

Leia também:  Fundo Social 2023 da Sicredi Serrana contempla 252 projetos com impacto a mais de 206 mil pessoas

Na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha já existem dois em funcionamento, o Garibaldi e o Bento Film Commission, iniciativas já consolidadas que servem de modelo para os demais municípios.

Participaram da reunião, a secretária de turismo e cultura de Cotiporã, Patrícia Gabriel; a turismóloga Gisele Martins da Cunha e a secretária de turismo e cultura Diana Aléssio Tomiello de Veranópolis; o secretário de indústria, comércio e turismo de Nova Prata, Everson Marca; o coordenador de turismo de Vila Flores, Levino Paludo; a diretora executiva Beatriz Paulus, da Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho; a assessora de comunicação Liliane Luz da Conte Comunicação e Marketing; os empreendedores Juliano Brandalise do Restaurante Giratório Mascaron, a assessora de eventos de Nova Prata, Vanice Dal Magro; Gilmar Dall Agnol do Caldas de Prata e o guia turístico Toni Formaiari de Veranópolis.

Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Consulta Popular RS é apoiadora da iniciativa.

Foto: divulgação

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo