Nesta terça-feira (09), a Secretária de Saúde, Cláudia Daniel, de Nova Araçá realizou esclarecimentos sobre o aumento do número de casos de COVID-19 no município, em entrevista à Studio.
A testagem em massa
Segundo Cláudia, o aumento do número de casos, que hoje totalizam 424, foi por conta da testagem em massa realizada. No final de semana que foi feito este trabalho optou-se por um lockdown, exigindo o fechamento dos serviços não essenciais, com o objetivo de apurar os dados corretamente e evitar a circulação das pessoas.
A ideia da testagem em grande escala surgiu após conversas com o Ministério Público do Trabalho, com a Vigilância Epidemiológica, entre outros órgãos para decidir quando a aplicação de testes deveria ser feita e quais tipos seriam usados. Na quarta-feira (27), ficou definido o fechamento do frigorífico por três dias para testagem e adequação dos trabalhadores.
Cerca de 1296 trabalhadores foram testados. Dois tipos de testes foram aplicados, um foi o PCR para os sintomáticos e o Sorológico para aqueles assintomáticos. O objetivo era identificar quem ainda tinha o vírus ativo ou já estava com a cicatriz imunológica. Na observação dos casos, cuidou-se para separar os trabalhadores por municípios para poder informar a cada Secretaria de Saúde sobre os casos de sua cidade.
O frigorífico já voltou as atividades desde o dia primeiro de junho, com os profissionais que não possuem o vírus ativo.
Dos 424 casos confirmados, 399 já estão curados e aqueles que ainda estão sob observação, os quais contabilizam 23, estão estáveis e apresentando melhora. Apenas uma paciente está hospitalizada, porém, encontra-se melhor em relação ao COVID-19.