Presidente da Amesne Prefeito José Carlos Breda fala sobre a perplexidade perante o novo modelo de distanciamento para a região da Serra Gaúcha

Nesta segunda-feira, 15 de junho, em entrevista a Rádio Studio, o Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, falou sobre o novo modelo de distanciamento para a região da serra gaúcha.

Segundo Breda, os Municípios que compõem a AMESNE, estão perplexos perante a situação e estranharam muito a forma como o Governo do Estado procedeu em relação a nossa região, com a mudança da bandeira laranja para vermelha, trazendo todas as consequências do funcionamento dos estabelecimentos de toda ordem. Onde os critérios foram modificados na quinta-feira (11) e aplicou ao sábado (13) com a evolução dos números já realizados.

O Prefeito de Cotiporã afirma que nessa época do ano não havia leitos de UTI disponíveis em outros anos, hoje em torno de ¼ de leitos de UTI estão disponíveis, inclusive esses leitos em sua maioria não estão sendo ocupados por COVID-19.

Conforme o Presidente da AMESNE, os Prefeitos não foram informados ou consultados e não houve diálogo por parte do Estado. Houve apenas um suspense em uma rede social do Governo na sexta (12) e sábado (13), para na noite do sábado, o Governador informar que estamos na bandeira vermelha, sendo esta com vigência a partir da segunda-feira (15). Comenta que os empreendedores se preparam e investiram para respeitar todas as normas de prevenção e os Municípios nem sequer tiveram a oportunidade de contribuir, mesmo não sendo responsabilidade dos Municípios, todos estão dispostos em adquirir leitos com o intuito de diminuir o índice de ocupação.

Está previsto para nessa semana um aumento de 26 leitos de UTI’s, sendo três desses em Bento Gonçalves. Há condições para que se mantenha a bandeira laranja, afirma o Presidente.

Ainda segundo Breda, há regiões que estão descumprindo o novo modelo imposto de distanciamento, nessas situações o Governador está ameaçando criminalmente os Prefeitos.

José Carlos Breda ainda falou que em um primeiro momento será acolhido a proposição do Estado, mas em conjunto com outros Prefeitos, empreendedores e lideranças, foi encaminhado um pedido de audiência que acontecerá hoje a tarde com a intenção de manter em, no mínimo, mais uma semana a bandeira laranja.

É esperado que o Governador reconsidere perante as condições que a região tem e, que dê uma oportunidade para os Municípios contribuírem na contratação de leitos de UTI, custo esse de R$1600,00 por dia, mas, segundo o Prefeito, o custo de uma bandeira vermelha será muito maior, assim os Municípios estão dispostos a arcar com custos que não são responsabilidades dos mesmos.

Confira a entrevista de José Carlos Breda na íntegra

Cotiporã - José Carlos Breda">

Sair da versão mobile