Nesta sexta-feira (26), o Presidente da AMESNE e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, falou sobre o modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul e a situação da Região da Serra Gaúcha diante dele, isto porque, por volta das 18h, Eduardo Leite, Governador, irá atualizar as bandeiras das regiões. No momento, a região encontra-se sob a laranja.
Bandeira laranja: “estamos no limite”
Na oportunidade, Breda falou sobre o que os municípios integrantes da Entidade realizaram nesta semana, para poder aperfeiçoar a prevenção e o combate ao Coronavírus. Sobre estes últimos dias, afirmou terem sido difíceis, principalmente pela dificuldade de implementar leitos de UTI e pelo aumento do número de casos e óbitos.
Breda afirma ter convicção de que a região possa se manter na bandeira laranja, entretanto, atesta que “estamos no limite”. Este cenário pode ser constatado por conta dos números apresentados, os quais demonstram que de 0,5 a 1,5 dos “scores” necessários para manter-se na bandeira laranja, a princípio, a região “fechou” suas contas com 1,41. Diante disso, algum dado, por menor que seja, apresentado para os prefeitos e que vá de forma divergente para o Governo do Estado, pode fazer com que a Serra encaminhe-se, novamente, para a bandeira vermelha.
Posição da AMESNE caso a bandeira mude para a vermelha
Breda, como Presidente, afirma que as medidas serão acatadas e que, as ações de prevenção serão intensificadas. A busca por mais leitos se manterá, também, na próxima semana.
Por fim, pediu encarecidamente para que a população colabore, evite aglomerações e respeite as medidas de prevenção, para que a situação possa ser controlada.