Presidente da AMESNE fala sobre a bandeira vermelha na Região da Serra
Nesta quarta-feira (17), o Prefeito de Cotiporã e Presidente da AMESNE, José Carlos Breda e a Secretária de Saúde do município, Rozeli Frizon, falaram sobre a situação do Coronavírus, em entrevista à Studio.
Na oportunidade, Breda como Presidente da Amesne, afirmou que o governador aplicou as medidas do distanciamento controlado sem dialogar com os prefeitos, e foi por esta dificuldade que eles se insurgiram, para poder reivindicar algumas mudanças.
Uma reunião com Eduardo Leite foi realizada na segunda-feira (15), em que José Carlos afirmou que o Governador mostrou-se muito resistente. Contudo, após conversa, ele reconheceu a necessidade de rever algumas situações e sobre isso tiveram as mudanças já conhecidas, clique aqui para conferir todas. Mesmo que algumas reivindicações tenham sido atendidas, a busca de que os leitos de UTI que foram adicionados nesta semana fossem contabilizados para que a cor da bandeira mudasse, não foi aceita.
Sobre os leitos, afirmou ser papel do governo estadual implementar nas regiões, entretanto, agora os prefeitos é quem estão organizando, para que as localidades saiam das situações críticas impostas pelo modelo de distanciamento controlado.
Após o pronunciamento do governador na terça-feira (16), os representantes da AMESNE reuniram-se para pensar o que fazer diante da situação de bandeira vermelha. Na oportunidade, Breda atestou que nenhum prefeito quis permanecer debatendo ou contestando, como a delimitação havia sido feita, começaram, em conjunto, a pensar em soluções.
Neste momento, muitas reuniões estão sendo feitas, para que todos possam verificar quais são as maneiras possíveis de mitigar os efeitos do vírus, para que a bandeira possa voltar para a cor laranja.
Além disso, o pedido do Presidente da Instituição é que haja o apoio da população, que todos sigam as medidas de prevenção, para que o aumento de número de casos pare de ocorrer.