Delegado de Veranópolis explica o processo de penalização às pessoas que realizaram aglomerações na cidade

Nesta quarta-feira (10), a reportagem da Studio conversou com o Delegado Tiago Baldin, diretamente da Delegacia de Veranópolis, para falar sobre as penalizações que serão aplicadas às pessoas que realizaram aglomerações e podem ter iniciado um surto de Coronavírus no município.

Sobre as atitudes ilícitas

Na oportunidade, o Delegado falou sobre as aglomerações que aconteceram entre o dia 29 de maio até o dia de hoje, 10 de junho. Em relação a elas, Tiago afirmou que foram realizadas pelo fato das pessoas pensarem que o Coronavírus já não estivesse no seu momento mais agudo de proliferação. As festas foram feitas em propriedades particulares, sendo todas as atividades combinadas por redes sociais.

Neste momento, Baldin fez um adendo aos restaurantes e estabelecimentos regulamentados, estes que estão seguindo as normas, segundo ele, e fazendo um trabalho correto, o qual diverge destes casos ilegais.

Registro dos Boletins de Ocorrência

Diante destes casos, representantes do Poder Público dirigiram-se até a delegacia na manhã desta quarta-feira (10), para registrar boletins de ocorrência por conta destas atitudes ilícitas diante dos decretos estaduais e municipais implementados.

Todas as pessoas já foram intimadas e tiveram o procedimento policial instaurado, para que sejam penalizadas. Ainda está sendo feito, porém, a identificação de alguns dos participantes, entretanto, os organizadores já foram todos localizados.

Quais serão as penalizações

As sanções serão aplicadas ao que indica o artigo 268 do Código Penal. Confira ela na íntegra:

“Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.

Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.”

Importância da conscientização da comunidade

O Delegado reiterou a importância de todos fazerem sua parte para que seja preservada a saúde da comunidade.

Confira a entrevista completa

Sair da versão mobile