Primeira morte ligada a Covid-19 é registrada em Capão da Canoa

A Secretaria de Saúde de Capão da Canoa confirmou, no fim da noite dessa quinta-feira, o primeiro óbito relacionado à Covid-19. A paciente, de 34 anos, recebia atendimento em um hospital de Porto Alegre por outras doenças prévias, e, conforme a nota oficial, contraiu o vírus no ambiente hospitalar. A casa de saúde não teve o nome revelado. Com esse caso, o total de óbitos em todo o Rio Grande do Sul sobe para 215, desde o fim de março.

Mais cedo, outras cinco mortes atribuídas ao coronavírus foram confirmadas em relação à tarde de quarta-feira. Foram três óbitos em Porto Alegre (dois deles reportados ainda na noite dessa quarta pela Prefeitura Municipal), um em Santa Rosa e um em Lagoa Vermelha. O último ainda não aparece no boletim oficial, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde.

Em Santa Rosa, o paciente tinha 64 anos e morreu no Hospital Vida e Saúde, no início da tarde. O homem era hipertenso e diabético. É o segundo óbito pelo coronavírus no município. Já em Lagoa Vermelha, a Prefeitura ainda não detalhou a idade da vítima. O paciente – primeiro a morrer na cidade em função da Covid – era idoso e faleceu em um hospital de Passo Fundo.

Em Porto Alegre, o 34⁰ óbito, ocorrido nessa quinta, envolveu uma mulher de 78 anos, internada no Hospital Ernesto Dornelles. Hipertensa e portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, ela deu entrada na casa de saúde no dia 12, e permanecia com ventilação mecânica desde então.

O boletim estadual cita 35 mortes em Porto Alegre, mas a Prefeitura desclassificou uma delas, já que um paciente de 69 anos, que faleceu na segunda-feira, no Hospital Conceição, residia em uma cidade de Santa Catarina – para onde o óbito vai ser computado. Portador de neoplasia, ele contraiu o coronavírus e, ao procurar atendimento, deu o endereço de um parente que vive na capital, o que provocou o mal-entendido.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Sair da versão mobile