Randon anuncia suspensão de contratos e redução de jornada

Segundo o Portal Leia Fácil, após um período de férias coletivas de três semanas, de 23 de março a 12 de abril, as Empresas Randon retomaram as atividades de forma parcial, usando somente 25% da mão de obra. Também adotou outras medidas, como férias individuais, flexibilização de jornada e home office.

Nesta segunda (27), o conglomerado anunciou novas medidas, agora tomando por base a convenção coletiva de trabalho extraordinária firmada entre os sindicatos empresarial e dos trabalhadores metalúrgicos. As ações são válidas para as unidades em Caxias do Sul. 

A partir de maio, haverá suspensão e redução de jornada de trabalho, proposta do governo federal para incentivo à preservação de empregos. Os líderes das unidades serão responsáveis, nos próximos dias, de contatos com os trabalhadores para informar como as alternativas serão aplicadas.

Também lançou a alternativa da desvínculo voluntário, iniciativa, que segundo nota da empresa, assegura benefícios diferenciados por tempo prolongado e condições mais favoráveis do que o usual. Dentre eles, um salário a mais, plano de saúde por seis meses e vale-rancho, entre outros pontos. O programa já está em vigor e os interessados em aderir poderão se manifestar até 5 de maio.

Na nota, a empresa ainda cita a adoção de iniciativas de prevenção, como medição de temperatura dos funcionários nos acessos, uso de pulverizadores e outros recursos de higienização e montagem de postos de triagem nas unidades para atendimento e esclarecimento de dúvidas. Ainda destaca seu engajamento em campanhas de apoio à comunidade, como doação de equipamentos de proteção individual para rede hospitalar e insumos para produção de respiradores e álcool em gel, parceria na fabricação de máscaras de proteção facial e distribuição de 50 mil frascos de álcool em gel para caminhoneiros em estradas do Brasil.

Sair da versão mobile