Nesta segunda-feira (20), o Presidente da ACIV, Carlos Alberto Spanhol Filho, realizou esclarecimentos, em entrevista à Studio, sobre a reabertura do comércio em Veranópolis e a situação destes estabelecimentos, que são a maior parte de associados da Instituição.
A ACIV faz parte do comitê de crise de Veranópolis e possuía como posicionamento, antes da flexibilização, buscar que o comércio pudesse voltar a abrir, porém, com restrições.
Para tomar esta decisão, uma pesquisa foi feita, para avaliar, junto aos lojistas, se era ideal abrir ou não o comércio. Em um primeiro momento, a grande maioria buscava manter as portas fechadas por precaução, porém, após um tempo, este cenário mudou e, com nenhum dinheiro entrando nos caixas, os trabalhadores começaram a pedir pela volta das atividades. Em relação a pesquisas, agora que a flexibilização já foi conquistada, a dúvida é para permitir a abertura nos sábados à tarde.
Sobre estes trabalhos de pesquisa, que auxiliam nas tomadas de decisão, Carlos afirma que há pouca participação dos comerciantes. Esta situação dificulta os trabalhos e as reivindicações da ACIV junto aos órgãos públicos.
O presidente afirmou, também, que o comércio, neste período, necessitou reinventar-se. Os lojistas precisaram utilizar da tecnologia para realizar suas vendas. Reiterou, também, que é importante neste momento a união entre os comerciantes, pois, segundo ele, se alguns começarem a ter um comportamento irresponsável, pode ser que tudo seja fechado novamente. Isto é, quando for possível, os comerciantes devem corrigir-se, entre si, e reforcem as atitudes corretas. Contudo, quando as atitudes passarem do limite e tornarem-se irregulares, Carlos reforçou o canal de denúncia, este que é pela prefeitura, no número 99680-4302. Este fone pode ser utilizado, também, para tirar dúvidas.
Quanto a auxílio aos comerciantes, a ACIV está tentando munir os associados para que eles consigam empréstimos e auxílios. Outra questão que vai de encontro com esta ajuda, é a campanha de valorização do comércio local, promovida pela Instituição, que auxilia a economia veranense como um todo.
Além disto, no final do mês de junho haverá uma nova chapa para o comando da ACIV, anunciada pelo atual presidente. Em encontro a isto, realizou um convite, para que as pessoas associam-se e falou das vantagens de fazer parte da instituição. Em recado final, Carlos afirmou que “cabeça erguida, vamos passar por mais essa, juntos vamos conseguir”.