Décima morte em Porto Alegre eleva para 27 número de óbitos pela Covid no RS
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a décima morte, em Porto Alegre, de paciente infectado pela Covid-19. O idoso, de 71 anos, recebia atendimento desde 30 de março na UTI do Hospital Ernesto Dornelles. Com histórico de doenças crônicas, ele apresentou os primeiros sintomas em 18 de março e, no dia 29, testou positivo para a doença.
Com esse, o total de óbitos, no Rio Grande do Sul, chega a 27. Três foram confirmados só neste domingo. Além do paciente de Porto Alegre, faleceram um homem de 74 anos, que residia em Tio Hugo e tinha doenças crônicas cardiovascular e renal, e uma mulher de 69, que faleceu na noite de ontem e era portadora de comorbidade doença cardiovascular crônica e diabetes. Ambos faleceram no Hospital da Cidade (HC), em Passo Fundo.
O boletim mais recente de Porto Alegre também eleva para 397 o número de pessoas contaminadas na cidade, sendo que 178 já se curaram. Mais cedo, o boletim estadual havia relatado 374 casos na cidade. Com as novas informações, o total de pacientes que se infectaram, em todo o Rio Grande do Sul, sobe de 869 para 892, em 98 cidades.
Passo Fundo, com 43 casos e quatro óbitos, é a cidade do Interior gaúcho mais impactada pela Covid-RS. Em seguida, aparecem Caxias do Sul, com 42 casos; Bagé, com 29, e Novo Hamburgo, com 26 casos e duas mortes.
Ainda sem considerar a 27ª morte, o boletim estadual havia indicado, durante a tarde, que a letalidade do novo coronavírus no Rio Grande do Sul era de 3% Já a incidência da enfermidade era de 7,69 a cada 100 mil habitantes.
O número de casos, porém, tende a ser pelo menos sete vezes maior, conforme pesquisadores. Isso porque só vêm sendo testados pacientes hospitalizados, em estado mais grave; agentes de saúde e de segurança, e pessoas que possam pagar pelo exame, em laboratórios particulares. Além disso, a maioria dos que contraem a Covid não desenvolvem os sintomas, mas podem transmitir o vírus.