A celebração da Páscoa em meio a pandemia
Por conta do Coronavírus, a Páscoa do ano de 2020 foi diferente. As celebrações religiosas não foram presenciais, as missas tiveram que ser realizadas de porta fechadas para evitar aglomerações e, por conta disso, a tecnologia teve papel de protagonista neste cenário.
Muitos fatos da atualidade vão entrar na história por conta do Covid-19. Entre eles, a celebração da Páscoa, data tão especial e simbólica na sociedade, que teve que ocorrer de forma atípica para que as aglomerações fossem evitadas e que os cuidados com a saúde de todos fossem priorizados.
As mudanças ocorreram tanto nos grandes aspectos como nos mínimos detalhes.
Neste ano as portas das Igrejas necessitaram permanecer fechadas e os fiéis não puderam acompanhar as celebrações presencialmente. Contudo, as alternativas que as novas tecnologias proporcionam aproximaram as missas da população. Toda população, tanto a veranense como de todo o mundo, pode ouvir pela rádio ou assistir pela TV aos momentos de oração, sendo a tecnologia protagonista na conexão das pessoas nesta Páscoa.
As missas nesta data, em especial, são cheias de significado e sentido para quem é adepto a religião. Contudo, até os pequenos detalhes precisaram passar por adaptações. As encenações não puderam acontecer, pois envolviam muita gente e poderia gerar aglomerações. A comunhão teve que acontecer, também, de forma diferente. Entretanto, segundo o Pároco de Veranópolis, Frei Darci Vazatta, “a Igreja somos cada um de nós na medida em que formos capazes de nos encontrarmos movidos pela fé”, demonstrando que mesmo a distância, o significado da data e da fé não foram alterados.
Confira as imagens vinculadas nas redes sociais de alguns fiéis que acompanharam as celebrações da Semana Santa pela Studio TV: