Meteorologia prevê agravamento de estiagem para gaúchas no início de março
Segundo a Sigma Meteorologia, a atuação de ampla massa de ar mais seco e ausência de umidade, devem favorecer uma sequência de ao menos 10-15 dias ao longo da primeira quinzena do mês de Março, sem chuvas generalizadas/significativas no estado do Rio Grande do Sul.
Conforme já antecipou o boletim da Sigma Meteorologia nesta semana, esta condição assinalada pela maioria dos modelos globais de previsão numérica do tempo, reitera o cenário já agravado de estiagem vivido por milhares de gaúchos nos últimos meses, que já afeta os mananciais, reservatórios de abastecimento a população, pecuária e agricultura em diferentes regiões. Modelo WRF inicializado com o norte-americano GFS, apresenta a precipitação acumulada em (mm) até o dia 10/03 entre o Uruguai e São Paulo.
As cores em branco no mapa indicam que não há previsão de precipitações de chuva (0 mm).
Além da boa quantidade de sol e do tempo seco, as madrugadas devem seguir amenas mas com rápido aquecimento entre os períodos da manhã e tarde, trazendo inclusive sensação de calor. Alerta também para a baixa Umidade Relativa do Ar. Ao longo da próxima semana, o calor deve ganhar força de forma gradativa.