Segundo o Portal GaúchaZH, a partir dessa segunda-feira (23) será suspensa a pesagem de caminhões em todas as rodovias federais. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a medida vale para as estradas administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pelas concessionárias privadas.
A iniciativa tem como objetivo evitar um maior tempo de parada e de contato entre os caminhoneiros e os profissionais que realizam as pesagens. O governo prepara ainda medidas de orientação e de triagem em pontos estratégicos dos principais corredores logísticos do país.
Outra medida anunciada pelo governo federal é em relação aos portos brasileiros. Uma recomendação conjunta entre Secretaria Nacional de Portos e o Ministério Público do Trabalho (MPT) prevê a padronização de ações de proteção aos trabalhadores portuários.
Entre as medidas previstas está a implementação de planos de prevenção de infecções nos portos, o afastamento imediato de profissionais de grupo de risco, monitoramento de trabalhadores que tiveram contato em casos suspeitos e desinfecção de qualquer acomodação utilizada e comunicação imediata à Anvisa de casos confirmados ou sob suspeita.