Após acordo coletivo extraordinário, Simecs apoia fechamento total das indústrias

Segundo a Rádio Caxias, na quarta-feira (18), o Comitê de Crise formado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pela gerência regional do Ministério do Trabalho homologou uma Convenção Coletiva Extraordinária. O documento definiu algumas medidas como o afastamento de pessoas que integram o grupo de risco e o cancelamento de viagens nacionais e internacionais. No dia seguinte, o Sindicato dos Trabalhadores solicitou a paralisação geral de todas as empresas.

Na sexta-feira (20), com o novo decreto assinado pelo prefeito Flavio Cassina (PTB), foi declarada situação de emergência no Município, e entre as ações previstas que vigoram a partir da 00h01 deste sábado (21), estão suspensas as atividades no comércio e na indústria por tempo indeterminado. Apenas serviços essenciais como supermercados, farmácias, padarias e postos de gasolina continuarão funcionando, mas respeitando determinadas regras.

A decisão foi anunciada numa reunião do prefeito com representantes de diversas entidades de Caxias do Sul com o objetivo de combater a propagação do coronavírus. O presidente do Simecs, Paulo Spanholi, participou do encontro e informa que a paralisação atingirá mais de 50 mil trabalhadores das empresas vinculadas ao sindicato patronal, em 17 cidades. Ele ressalta que o decreto visa a preservação da saúde das pessoas.

Nesta semana, várias empresas se anteciparam à nova medida e anunciaram férias coletivas. As primeiras foram Marcopolo e Randon, que informaram que concederão 20 dias aos funcionários a partir da próxima segunda-feira (23). Na Marcopolo, a medida vale para as unidades no Brasil e, na Randon, para as fábricas de Caxias. O Grupo Brinox também dará férias coletivas para os seus cerca de 800 colaboradores pelo mesmo período.

Leia também:  WhatsApp adiciona recurso de chamadas de voz e vídeo em versão desktop

Da mesma forma a Soprano, de Farroupilha, dará férias coletivas a partir de segunda-feira com retorno previsto para 13 de abril. Em Carlos Barbosa, a Tramontina paralisará a produção das unidades fabris a partir do dia 23, assim como as lojas de fábrica que já estão fechadas, pelo tempo necessário.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo