Nova Petrópolis decreta situação de emergência devido a falta de água
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, assinou o Decreto nº 031/2020, que declara situação de anormalidade, caracterizada como situação de emergência decorrente da estiagem e da seca que assolam o Município de Nova Petrópolis. O documento que confere legalidade aos procedimentos realizados em parceria com a CORSAN foi assinado nesta terça-feira, 11 de fevereiro, no Gabinete Oficial. A secretária Municipal de Administração, Débora Schwantes de Braga, testemunhou.
“O Decreto de Emergência não é motivo para pânico. É por meio deste documento que garantimos a mobilização necessária para dar resposta à escassez de água em Nova Petrópolis, amparados na Lei. O Decreto permite que possamos auxiliar a CORSAN na execução de uma série de ações que estão garantindo o abastecimento de Nova Petrópolis, mesmo em tempo de estiagem”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn, ao tranquilizar a comunidade.
Considerando a escassez de chuvas que assola o Estado e o Município de Nova Petrópolis; considerando as deliberações adotadas entre CORSAN – Companhia Rio Grandense de Saneamento e o Município, nas diversas reuniões realizadas desde o dia 5 de fevereiro; considerando, também, a manifestação da CORSAN sobre a preocupante situação das reservas de água e delineando as ações para a manutenção do abastecimento de água para o Município de Nova Petrópolis, o Poder Público Municipal autoriza, por meio do Decreto de Emergência, a mobilização de todas as unidades administrativas Municipais nas ações de resposta e reparação à anomalia decorrente da escassez de água.
“Estamos atuando em parceria com a CORSAN, sem medir esforços, para garantir a água a todos. E estamos obtendo êxito! Temos quatro poços artesianos em pleno fornecimento de água, sendo dois na São José, um na represa de São Jacó e um na Linha Imperial. Além disso, outros três poços artesianos estão sendo perfurados pela Corsan com o apoio do Município: dois no Arroio Santa Isabel e mais um na localidade de Linha Imperial”, citou o prefeito Hahn.
O prefeito tranquilizou a comunidade de Nova Petrópolis e adiantou que outros investimentos serão realizados pela CORSAN para garantir o abastecimento do Município a médio e longo prazos. “Importante salientar que todos devemos colaborar no uso responsável da água, em tempos de estiagem ou não. É um bem muito precioso”, concluiu.
CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP