E lá se foram seis anos após o último confronto entre Grêmio x Esportivo, que retornou a divisão principal, após cinco temporadas na Divisão de Acesso. E por estar retornando a 1ª Divisão, o objetivo principal, tanto para o Tivo, como para os clubes do interior, é manter-se na série A.
E no jogo desta segunda-feira (03), contra o Grêmio na Arena, a impressão era que o objetivo já estava alcançado, pois em momento algum o time ofereceu perigo contra o Tricolor, a não ser em somente três lances de bola aérea.
E o que o Grêmio tem a ver com isto? Nada! O Grêmio, que após um começo de campeonato com derrota, buscava além de garantir vaga a Semifinal do primeiro turno, procurar mostrar um futebol melhor que o apresentado nos jogos anteriores. Óbvio que por ser início de temporada, o time não está na ponta dos cascos. Mas não é desculpa.
Diante disso, com o Tricolor procurando mostrar futebol e o Esportivo não querendo jogo, o duelo foi somente de um lado, todo do Tricolor, um jogo beeeeeem tranquilo!
Mas tão tranquilo que dificilmente imaginava-se um resultado como esse, pois o normal de qualquer clube que vai jogar na capital, a retranca do adversário é a melhor tática.
Com o Grêmio sobrando em campo, ele, Everton já mostrou o cartão de visitas, e um belo cartão de visitas, bem cedo, mostrou a todos quem queria jogo, marcando um golaço. E com toda superioridade, o segundo gol era questão de tempo, que chegou ainda no fim da primeira etapa, com gol de centroavante: Luciano.
A etapa final foi somente para fazer escore e deixar todos mais tranquilos; torcida e time, pois foi um passeio, sem maiores dificuldades. Tranquilidade que chegou com gol do zagueiro Paulo Miranda; de quem fez a reestreia,depois gol de quem sabe fazer, gol de oportunista, ele: Diego Souza, mas não desmerecendo o cruzamento de Cortez (sim, ele acertou um) e fechando com o jogador destaque do jogo: Alisson.
Indiferente da qualidade do adversário, o Grêmio mostrou um futebol muito melhor que os jogos anteriores e, mostrou que tem qualidade, tem plantel, tem jogadores que podem fazer a diferença e que a torcida espera muito deles.
Com a vitória beeeeem tranquila, fica assegurada a classificação a Semifinal do 1º turno, basta saber quem será o adversário: se o tradicional adversário ou o Ypiranga.
Saberemos no final de semana, em que o Tricolor visitará o time do Índio Capilé, o Aimoré em São Leopoldo.
NOTAS:
Vanderlei – Não foi exigido – 6,0
Victor Ferraz – Enfim, temos lateral – 7,0
Paulo Miranda – Como não teve trabalho na zaga, resolveu dar trabalho ao adversário – 7,0
David Braz – Assim como toda defesa, não foi exigida – 6,0
Cortez – Enfim, acertou um cruzamento – 7,0
Maicon – Deu trabalho a seu marcador, deixando ele tonto – 8,0
Lucas Silva – Sinônimo de qualidade – 8,0
Alisson – Bom na marcação, deu assistência e fez até gol – 9,5
Thaciano – Feijão com arroz caprichado – 7,0
Everton – Belíssimo gol, além de entortar os marcadores – 9,0
Luciano – Primeiro gol de centroavante no ano. Oremos! – 7,0
Diego Souza – Reestreia perfeita – 8,0
Thiago Neves – Tem futebol, o tempo dirá! – 6,0
Orejuela – Somente para sair do banco pelo pouco tempo – 5,0
Renato Portaluppi – Vai ter muita dor de cabeça e das boas pelo elenco que tem – 8,0
Jhon Louis Woms
Imagens Grêmio FPBA, divulgação