Nasa encontra planeta do tamanho da Terra e que pode ter água líquida

Segundo o Portal R7, a Nasa anunciou na segunda-feira (6) que o Satélite de Pesquisas de Exoplanetas em Trânsito, conhecido pela sigla em inglês Tess, encontrou um planeta quase do tamanho da Terra e que está na zona habitável de uma estrela, ou seja, onde pode ser encontrada água no estado líquido. 

O planeta recebeu o nome de TOI 700 d e está a pouco mais de 100 anos-luz de distância. Segundo a Nasa, o novo planeta é 20% maior do que a Terra, completa uma orbita a cada 37 dias e recebe de sua estrela 86% da energia que o Sol fornece ao nosso planeta.PUBLICIDADE

“Os planetas em torno das estrelas próximas são mais fáceis de acompanhar com telescópios maiores no espaço e na Terra. O TOI 700 d é uma descoberta científica essencial para o TESS”, afirma astrofísico chefe da Nasa Paul Hertz 

O TESS monitora grandes áreas no espaço a cada 27 dias. Essa observação permite que o satélite identifique mudanças no brilho de uma estela causadas por um planeta em órbita cruzando na frente pela nossa perspectiva.

Inicialmente, a estrela na qual o TOI 700 d orbita foi classificada incorretamente pela TESS como sendo mais semelhante com o nosso Sol, o que significava que o planeta parecia maior e mais quentes do que realmente é, mas pesquisadores identificaram o erro e fizeram a correção.

“Quando corrigimos os parâmetros da estrela, o tamanho de seus planetas caiu e percebemos que o mais externo era do tamanho da Terra e da zona habitável”, disse Emily Gilbert, estudante de graduação da Universidade de Chicago . “Além disso, em 11 meses de dados, não vimos explosões da estrela, o que aumenta as chances de o TOI 700 d ser habitável e facilita a modelagem de suas condições atmosféricas e de superfície”.

Leia também:  VÍDEO | Mãe conhece filha recém-nascida após mais de um mês internada na UTI com Covid-19

Outros planetas

Além do TOI 700 d, o Tess também identificou outros dois planetas, mas que estão fora da zona habitável.

O TOI 700 b é quase exatamente do tamanho da Terra e os cientistas acreditam que seja formado por rochas. Já o TOI 700 c é 2,6 vezes maior que a Terra e provavelmente é um mundo dominado por gás.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo