O secretário em exercício da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, apresentou nesta quinta-feira (9/1), durante reunião no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), medidas de emergência que a pasta deverá encaminhar nos próximos dias para mitigar os efeitos da estiagem que persiste por todo o Estado.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (10/1) o boletim semanal da balneabilidade das praias e balneários do Estado da temporada 2019/2020.
As avaliações feitas mostram que, dos 92 pontos analisados, sete estão impróprios para banho:
- Jaguari – Balneário Fernando Schilling
- Osório – Lagoa do Peixoto
- Pelotas – Balneário Valverde, no Pontal da Barra
- Pelotas – Balneário Santo Antônio, em frente ao Hotel Praia Laranjal
- Pelotas – Balneário dos Prazeres, em frente à estátua de Iemanjá
- São Lourenço do Sul – Praia das Nereidas, em frente ao Hotel das Figueiras
- Tapes – Balneário Rebelo
Já os outros 85 pontos analisados estão próprios para banho.
Clique aqui para conferir a lista completa.
Em Osório, a Lagoa do Peixoto está pela terceira semana consecutiva com o índice de cianobactérias acima do permitido – 321.729, caracterizando o local como impróprio.
A situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pode ser conferida pelos veranistas por meio do site e web aplicativo. O trabalho de coleta e análise das informações é realizado pela equipe da gerência regional de Tramandaí e laboratório da Fepam, em Porto Alegre. A divulgação dos resultados ocorre sempre nas sextas-feiras.
O Projeto Balneabilidade é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e faz parte do RS Verão Total, projeto que contempla todas as ações do governo do RS na temporada 2019/2020.