Domingo será de sol no Rio Grande do Sul

O ar seco garante predomínio de sol desde cedo na maioria das regiões do Rio Grande do Sul neste domingo. A faixa Leste ainda terá períodos de maior nebulosidade e eventual chuva passageira, sobretudo, na faixa litorânea. A temperatura sobe mais a tarde e a máxima passa de 30°C em grande parte das regiões. No Oeste e Noroeste pode chegar a 35°C. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 19ºC e 32ºC.

Na próxima semana, a previsão é do calor se intensificar em todas as áreas. Tem risco de pancadas de chuva e temporais isolados na Metade Norte na terça e na quarta.

Déficit de chuva

Dezembro fechou com déficit importante de precipitação no Rio Grande do Sul. As conseqüências da falta de chuva já impactam no setor agrícola e já representam preocupação e risco ao abastecimento de água em algumas cidades. A grande questão é se haverá recuperação ou agravamento deste quadro nas próximas semanas.

Os modelos atmosféricos indicam que a chuva irá se concentrar no Centro do país e assim diminui o potencial de chuva mais generalizada e com grandes acumulados no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul.

Não haverá ausência total, mas em geral a chuva terá características típicas de verão com risco de temporais que poderão trazer vendavais, raios e granizo. A precipitação será, portanto, mal distribuída com concentração de volumes altos em alguns poucos pontos e chuva menos intensa no geral.

A projeção para janeiro indica maior potencial de acumulado de precipitação para os municípios da Metade Norte. A segunda e a quarta semana do mês terão condições mais favoráveis para a chuva.

Leia também:  Procure na carteira! Nota rara de 5 reais pode ser vendida por R$ 2 mil

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo