Consepro comemora redução em índices de criminalidade em Bento Gonçalves

Depois de um ano de intenso trabalho, no qual o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, (Consepro) celebrou as suas três décadas de engajamento na sociedade de Bento Gonçalves, uma importante informação surge para coroar os esforços de todos os envolvidos na causa e renovar o ânimo para 2020. Segundo dados recentes divulgados pela prefeitura, os crimes de roubo a estabelecimento comercial, furto e roubo de veículos e arrombamento tiveram diminuição significativa ao longo de 2019, em quedas que alcançaram até 61,46% (veja detalhes abaixo).

Obviamente, há itens que seguem merecendo um cuidado mais especial, mas esta necessidade de que o olhar voltado à segurança esteja sempre atento é uma premissa que rege, de forma constante, o compromisso do Consepro com a cidade. “Estamos tratando de um tema muito sensível à nossa comunidade. Da mesma forma que hoje celebramos esta mudança positiva em alguns quesitos, precisamos manter nosso foco permanentemente direcionado para projetos que garantam ainda mais tranquilidade aos bento-gonçalvenses. Sempre haverá pontos a serem melhorados, o trabalho não pode parar ou corremos o risco de retroceder”, destaca o presidente do órgão, Jose Carlos Zortea.

Além do planejamento conjunto das forças que atuam na área, o aparelhamento e a qualificação do serviço prestado por estas corporações – desenvolvidos pelo Consepro por meio da captação de recursos de diversas fontes – é um dos fatores que tem contribuído de forma vital para um cenário mais próspero. Durante o ano que encerrou, diversas conquistas, muitas delas obtidas através de sólidas parcerias, evidenciaram a relevância da presença da entidade no município: entre elas, destacam-se a nova garagem para 20 viaturas no 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT); a balança para veículos pesados junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF); a disponibilização de estrutura para a formação de novos soldados em Bento; a aquisição de equipamentos para videomonitoramento; e o repasse, às delegacias e associações de bairros, de dezenas de computadores recebidos como doação.

Iniciada no final de 2019, a campanha de prevenção ao uso de drogas pelos jovens também será intensificada nos próximos meses. “Estamos aprimorando nossa atividade, para que isso nos permita agir em inúmeras frentes, e uma delas é a preventiva. Muitas vezes, temos uma participação mais discreta, que ocorre nos bastidores, com a busca incessante de apoiadores, mas os resultados têm aparecido. E isso é o mais importante, dar o devido retorno à nossa população. Essa será a nossa prioridade também em 2020”, conclui Zortea.

Queda na insegurança em 2019:

Sair da versão mobile