Novo foco de Aedes aegypti confirmado em Nova Prata

A Secretaria de Saúde de Nova Prata alerta a população sobre a confirmação de um novo foco do mosquito Aedes aegypti. Novamente no bairro Santa Cruz foi registrado o aparecimento de larvas do inseto que é transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Nova Prata registrou até dezembro, 22 focos de larvas e pupas do mosquito e, destes, seis focos foram encontrados no bairro Santa Cruz. Os demais foram registrados nos bairros Basalto (1); São Peregrino (1), Coroados (1), Clivatti/Jardim de São Brás (2), Centro (3), São Cristóvão (3), Área Industrial (4) e Retiro (1).

De acordo com os responsáveis pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica, a eliminação de qualquer possível criadouro de mosquitos deve ser feita como forma de prevenção, ou seja, qualquer objeto que possa acumular água deve ser eliminado tanto de áreas externas como internas de casas e apartamentos. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, que é ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Sobre o inseto

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Denuncie focos do Aedes aegypti

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros. Há equipes de agentes de endemias que monitoram a situação e pode ser acionada através do telefone (54) 3242.9900.

Sair da versão mobile