Identificado foco de Aedes Aegypti em Nova Bassano

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social através do Setor de Vigilância em Saúde informa que no dia 26 de dezembro foi identificado no bairro Pioneiro um foco do mosquito Aedes Aegypti – – transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A maior parte dos criadouros do mosquito são encontrados dentro das residências, e seus ovos podem resistir por aproximadamente dois anos em ambiente seco. Ou seja, se o local em que ele foi depositado – uma garrafa, um pratinho de vaso de planta, por exemplo – não for eliminado, o ovo ficará ali esperando uma oportunidade para eclodir, ou seja, quando chover.

A população deve ficar atenta ao acúmulo de água em locais como calhas, pneus velhos, garrafas, além de manter quintais sempre limpos. É preciso trocar a água dos pratos de plantas. Também deve-se tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água, para assim evitar sua proliferação.

É importante também os cuidados com as piscinas – capa não basta – cobrir a piscina com capas não acaba com os focos de dengue. É necessário que a água esteja devidamente tratada e sanitizada, seja com cloro, sanitizantes sem cloro ou tratamentos automatizados (como por exemplo, o gerador de cloro). A água bem tratada elimina os ovos do mosquito.

👉 LEMBRETE: Receba bem os Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde e siga suas orientações, assim você estará evitando a proliferação do mosquito.

Sair da versão mobile