Energia e trigo são assuntos de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Veranópolis

No dia 20 de dezembro, ocorreu a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que é composto por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Finanças, de Governo, da Inspetoria de Defesa Agropecuária, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (antiga Fepagro), da Emater, da AVAEC, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Cooperativa Santa Clara e da Cooperativa e Agrícola Alfredo Chavense.

Encontro que teve a participação especial do Consultor de Negócios da RGE, Umberto Ossig Santana, onde foi abordado a campanha de orientação de segurança da Companhia de Energia, faltas de energia elétrica, trocas de postes, podas das árvores que encostam na fiação, regularização de cadastros, auto leitura e também sobre o aplicativo da CPFL.

Além dos assuntos ligados a RGE foi avaliada a prestação de contas de 2019 da EMATER/ASCAR Veranópolis e apresentado o cronograma das atividades para 2020 da entidade. O Presidente da Câmara de Vereadores, Aristeu Caron, também participou da reunião.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais comentou que o próximo ano será abordado muito sobre o trigo, onde serão realizadas várias pesquisas sobre o cultivo dessa semente e será organizada as comemorações em homenagem a IWAR BECKMAN que é considerado o “pai do trigo” brasileiro.

Iwar Deckman nasceu em Linköping, na Suécia, em 1896 e faleceu em Bagé em 1971; foi agrônomo e geneticista. Veio para o Brasil em 1924 e em 1925 iniciou seus trabalhos na então Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves, hoje estação Experimental de Veranópolis, realizando a primeira hibridação de trigo do Brasil, lnhagem Alfredo Chaves 6 x Polysu, que embasaram o surgimento de variedades brasileiras, entre elas a mais conhecida, o Frontana.

Leia também:  Trânsito está em meia pista na Rota do Sol, próximo aos túneis, em Itati

Por essa razão, se justificam as comemorações que serão organizadas para 2021, pois foi em Veranópolis que nasceu o trigo brasileiro, e Iwar Beckman foi o seu criador, e em 2021, completa 125 anos do seu nascimento e 50 anos do seu falecimento. Já os 100 anos do nascimento do TRIGO BRASILEIRO e do FRONTANA, serão comemorados em 2025.

Foto: Caroline Cesca

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo