Iniciado em julho, o projeto de Natal “Um fio que une” mobilizou a comunidade pratense na confecção de quadradinhos de crochê para decoração natalina de uma grande árvore na Praça da Bandeira.
Eles vieram de escolas, entidades, empresas públicas e privadas e até de pessoas de outras cidades e estados que se engajaram no projeto através da doação de lã, agulhas ou mesmo produzindo os quadradinhos de crochê.
Iniciando no dia 15 de novembro, um grupo de voluntários se reuniu na Praça da Bandeira para “unir os fios” e os quadradinhos e prossegue até concluir o trabalho. Na tarde do feriado, 15 de novembro, junto com um piquenique muitas mãos trabalharam no projeto. Mas só uma tarde não foi suficiente e então no sábado e domingo novamente o grupo se encontrou e no final do domingo, com auxílio de um caminhão munck a copa da árvore foi erguida e colocada na base. Além de ser uma atividade cultural, muitas pessoas paravam para ver o que estava acontecendo como é o caso da turista portoalegrense Rosane Oliveira, que disse ter se emocionado ao ver a união, a dedicação das pessoas e o trabalho que desenvolveram para enfeitar a Praça.
Enquanto habilidosas mãos uniam os quadradinhos outras os prendiam na árvore e assim a decoração da árvore foi tomando forma e quem passava dava uma paradinha para olhar e até para ajudar, como foi o caso de Mariza Gross, turista de São Leopoldo, que estava hospedada no hotel Condall Palace saiu para caminhar na Praça e se integrou ao grupo que crochetava e unia as peças para a montagem. “Me encantei com a ideia e como sei fazer crochê resolvi ajudar também”, contou Mariza.
Na segunda-feira, 18, mais uma etapa foi feita. A Casinha do Papai Noel e o trenó também devem ser decorados com crochê, assim como algumas árvores da praça estão sendo iluminadas e os arcos da Presidente Vargas também receberão os quadrados de crochê com iluminação. A decoração da Praça da Bandeira deverá ser concluída até o dia 29 de novembro quando acontece a abertura da programação de Natal do Município.
Fotos Sonia Reginato e Vanice Dal Magro/C+C