Vários municípios gaúchos registram prejuízos com temporais neste domingo

Vários municípios gaúchos tiveram um domingo com temporal, principalmente entre a madrugada e manhã. Consequentemente, relatos/registros de prejuízos foram surgindo ao longo de todo o dia.

Dentre os locais mais atingidos, destaca-se a cidade de Alegrete, na região Oeste do estado. Conforme o portal Alegrete Tudo (fotos), o temporal que começou por volta das 04:00 resultou em destelhamento de construções e queda de árvores e postes de energia elétrica, o que resultou em ruas interditadas. Por muitas horas, grande parte da cidade ficou sem energia elétrica, assim como o desabastecimento de água em razão da falta de luz. Até o momento (20:50), choveu 52,8 mm no centro da cidade (CEMADEN).

Como mencionado no último boletim do Sul Meteorologia, pertubações ciclônicas na média e alta troposfera, fluxo dos ventos de Noroeste em baixos níveis da mesma e a presença de um novo cavado em superfície (prolongamento de um sistema de baixa pressão atmosférica), foram os condicionantes para o retorno das instabilidades no estado, onde combinado a energia convectiva e a presença de cisalhamento vertical (alta variação da velocidade e direção do vento com a altura), potencializaram as ocorrências de temporais.

No início da semana, o tempo instável com riscos de temporais isolados (pancadas de chuvas de moderada a forte intensidade em curtos intervalos de tempo, fortes rajadas de vento, alta atividade de trovoadas ‘raios’ e ocorrência de granizo) seguirão ativos por todo o Rio Grande do Sul, o que mantém o estado de atenção.

Com informações e fotos da Sul Meteorologia e do Portal Alegrete Tudo.

Sair da versão mobile